Por Guilherme Assumpção
Sempre engajada em causas sociais, a funkeira vai receber a Medalha Mérito Pedro Ernesto das mãos de vereadores do Rio de Janeiro.

Depois de ser citada por um professor como uma grande pensadora contemporânea, Valesca Popozuda anda sendo reconhecida fora da música novamente. Desta vez, a Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro vai oferecer a Medalha Mérito Pedro Ernesto à cantora. Bem que ela disse que ela era a diva que você quer copiar, né?

A funkeira vai receber a homenagem por diversos motivos. Alguns deles são o seu enorme engajamento junto à comunidade LGBT e sua permanente luta pelas causas feministas. Valesca também irá receber a medalha por ter sido citada por milhares de estudantes na redação do ENEM 2015, que aconteceu no último fim de semana. O tema foi "A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira".

Ao Jornal Extra, a popozuda do funk garantiu que nunca imaginou estar nesta situação tão incrível. Valesca ainda conta que sua mãe ficou com os olhos cheios d'água ao saber da notícia. "Sempre fui transparente e defendi os direitos da mulher fazer o que quer com seu corpo e com sua vida. Não acho que a mulher tem que ser melhor que o homem, mas ser respeitada", explicou.

Quando ao ENEM, a loira se diz "orgulhosa por ser lembrada por estudantes do país inteiro" numa "prova tão importante". "Hoje em dia, as pessoas me param na rua e dizem que o preconceito que tinham comigo acabou", comemora a intérprete do hit "Beijinho no Ombro". É pra respeitar mesmo, né gente?!

Valesca Popozuda
sobre
o mesmo tema