João Maturana Estagiário
De sangue 100% escorpiano, João é filho do divórcio de Taylor Swift e Harry Styles e se encontrou no mundo da cultura pop.
A nova novela das 18h da Globo, "Mar do Sertão", estreou nesta semana e apresentou a história protagonizada por Candoca (Isadora Cruz), Zé Paulino (Sergio Guizé) e Tertulinho (Renato Góes). O título, que se passa em um sertão fictício, na cidade de Canta Pedra, abordará muitas discussões importantes que dizem respeito aos dias atuais, indo desde debates sobre seca até feminismo.

"Mar do Sertão" estreou na última segunda-feira (22) na Globo. A novela, que é exibida na faixa das 18h da emissora, mostrou em seu capítulo de estreia alguns dos principais personagens da trama e serviu para revelar um pouco do que podemos esperar do folhetim de Mário Teixeira. Mas isso foi apenas o início. A história promete muito mais mistérios, dramas e discussões sobre assuntos importantes. Por esse motivo, reunimos 5 temas necessários que serão abordados nos próximos capítulos.

Busca por justiça, feminismo, seca e mais temas importantes que estarão em "Mar do Sertão"
Busca por justiça, feminismo, seca e mais temas importantes que estarão em "Mar do Sertão"

1 - Falta d'água

Ambientada em um sertão fictício, na cidade de Canta Pedra, a novela mostrará um lugar que abrigava um grande mar, mas que agora precisa enfrentar a seca. A falta d'água será uma grande questão na história, já que é uma substância essencial para a sobrevivência da população. Nesse contexto, Tertúlio, o personagem de José de Abreu, é quem retém o monopólio sobre o elemento, num lugar em que isso é sinônimo de poder.

2 - Desigualdade social

A diferença entre as classes sociais também é algo que será tratado na novela. Em "Mar do Sertão", entenderemos de perto o contraste entre a miséria e a riqueza. Devido à falta d'água da região, quem tem posse dessa riqueza se coloca acima daqueles que passam necessidade e isso se mostrará de forma bem explícita.

3 - Sotaques nordestinos

Outro ponto a ser tratado no folhetim é a pluralidade do Nordeste. Na trama, veremos um elenco repleto de atores nordestinos poderem trabalhar livremente com seus sotaques de origem. Acaba que, por serem de estados/cidades diferentes, cada um deles tem sua excentricidade, o que revela a grande diversidade dessa região, de forma a acabar com estereótipos.

4 - Busca por justiça

A trama principal de "Mar do Sertão" gira em torno de Candoca (Isadora Cruz), uma jovem que vive um lindo romance com Paulino (Sergio Guizé) até que ele sofre um grave acidente e é dado como morto. Então, ao retornar a Canta Pedra anos depois, o rapaz encontrará sua amada casada com Tertulinho (Renato Góes).

A volta de Zé Paulino promete mudar bastante coisa na cidade, uma vez que ele se propõe a transformar a configuração do poder da região, que é marcada pelo coronelismo, e fazer justiça, custe o que custar.

5 - Feminismo

Por último, temos que ressaltar o fato da protagonista da novela ser uma mulher nordestina "arretada da peste", como a própria atriz descreve. Candoca é o tipo de mulher que não precisa de ninguém para nada e muito menos aceita de cabeça baixa o que mandarem ela fazer. Empoderada e dona de si, acompanharemos uma moça que tem sua independência e não abandonará seus valores por homem nenhum.

Globo
Novela mexicana na Globo? Após bater recordes de audiência, trama com Dulce María chega ao Globoplay
"Só comem e cagam"! Participante de "Túnel do amor 2" acusa panelinha e detona quem não colocou fogo na atração
Atriz de "As Five" e "Malhação" rompe com a Globo após 6 anos. Saiba quem!
"Vai na Fé": Jenifer grávida? Detalhe no corpo da filha de Sol a faz levantar suspeitas
ver todas as notícias de Globo Ver + matérias
sobre
o mesmo tema