João Maturana Estagiário
De sangue 100% escorpiano, João é filho do divórcio de Taylor Swift e Harry Styles e se encontrou no mundo da cultura pop.
9 Fotos
Veja as fotos!
Um grande escândalo envolvendo racismo está acontecendo nos bastidores da novela "Nos Tempos do Imperador". O diretor do folhetim, Vinícius Coimbra, está sendo acusado por várias atrizes de apresentar um tratamento discriminatório com o elenco de pessoas negras da novela. As denúncias mais graves indicam que ele chegou a convocar atores negros para gravar durante o pico da pandemia de Covid-19, enquanto o resto do elenco branco foi poupado.

A Globo afastou temporariamente o diretor artístico Vinícius Coimbra, conhecido por seu trabalho na novela da faixa das 18h da emissora, "Nos Tempos do Imperador", que chegou ao fim no dia 04 de fevereiro deste ano. O profissional foi acusado de ter diversas posturas racistas no set da novela, o que inclui convocar somente os atores negros do folhetim para gravar durante o pico da pandemia de Covid-19, deixando o elenco branco se livrar do risco, como afirmam relatos.

A informação divulgada pelo portal Notícias da TV revelou que o diretor, afastado no último dia 15 por conta das acusações de preconceito racial feitas pelas atrizes Cinnara Leal, Dani Ornellas e Roberta Rodrigues, teria tido muitas posturas discriminatórias contra atores negros nos bastidores da novela de Alessandro Marson e Thereza Falcão. Até Mariana Ximenes teria se incomodado com a postura de Coimbra e sua equipe e entrou em contato com o diretor de Entretenimento da emissora, Ricardo Waddington, para falar sobre o tratamento desigual que estava sendo oferecido para os atores negros.

Nos Tempos Do Imperador GIF - Nos Tempos Do Imperador - Discover & Share  GIFs

Diretor de novela da Globo segregava atores negros e brancos

Um dos casos mais dramáticos de racismo em "Nos Tempos do Imperador" foi quando o diretor Vinicius Coimbra colocou o núcleo da Pequena África para gravar suas cenas para a novela primeiro, no meio da pandemia. Por outro lado, o "elenco branco", como ele chamava o resto dos atores, só precisou voltar a gravar quando a situação da Covid-19 no Brasil tinha melhorado, parcialmente.

O próprio roteiro de "Nos Tempos do Imperador" já tinha algumas passagens bem problemáticas, consideradas racistas. Além disso, as atrizes que realizaram a denúncia afirmam que o diretor e sua equipe segregavam o elenco, dividindo atores brancos e negros. Isso acontecia até mesmo com os camarins do estúdio. Inclusive, o elenco composto por pessoas negras era chamado de "elenco preto/negro".

Fontes ligadas ao compliance da Globo contaram de um episódio em que Coimbra teria gritado nas gravações, na frente de boa parte da equipe: "O elenco vem comigo, os pretos ficam". Questionado por falas desse tipo por alguns artistas negros, ele supostamente respondeu: "Vocês deveriam agradecer de estarem aqui".

Coimbra cobrou atores negros sobre caso de racismo reverso

Novela Das Seis GIF by globoplay

E as polêmicas não param por aí! Depois que o folhetim das 18h abordou um caso de "racismo reverso", o assunto ganhou destaque nas redes sociais e "Nos Tempos do Imperador" foi alvo de duras críticas. O caso fez com que a emissora contratasse consultores para fazer uma revisão histórica do texto da novela e apontar os erros que precisavam ser corrigidos.

Para tentar amenizar a situação, Coimbra teria insistido que alguns atores negros defendessem o folhetim em entrevista e nas redes sociais, mesmo com o grave erro, revelaram as atrizes no testemunho ao compliance.

Atriz que denunciou racismo sofreu consequências

Mas se engana quem acha que o caso foi resolvido e o problema acabou. Uma das atrizes que denunciou o racismo de Coimbra, Roberta Rodrigues, não pôde dar um final para sua personagem na história, Lupita, porque foi afastada da novela. Na ocasião, a Globo disse que a ausência de Rodrigues no final do folhetim teria acontecido porque a mesma teria contraído Covid-19.

No dia 18 de fevereiro, Rodrigues desmentiu a emissora: "Em respeito a todos vocês que me acompanham, e pela pessoa transparente que sempre fui, eu resolvi falar. Não, o que me afastou do fim novela não foi a Covid-19. Eu tive Covid-19 em setembro de 2021 e retornei às gravações dia 24 do mesmo mês. No dia 7 de de outubro fiz teste de figurino e ensaio de dança para a personagem. Então, ao contrário do que está sendo propagado por aí, o real motivo de eu não estar na etapa final da novela tem a ver com outras questões".

Globo
Novela mexicana na Globo? Após bater recordes de audiência, trama com Dulce María chega ao Globoplay
"Só comem e cagam"! Participante de "Túnel do amor 2" acusa panelinha e detona quem não colocou fogo na atração
Atriz de "As Five" e "Malhação" rompe com a Globo após 6 anos. Saiba quem!
"Vai na Fé": Jenifer grávida? Detalhe no corpo da filha de Sol a faz levantar suspeitas
ver todas as notícias de Globo Ver + matérias
sobre
o mesmo tema