João Maturana Estagiário
De sangue 100% escorpiano, João é filho do divórcio de Taylor Swift e Harry Styles e se encontrou no mundo da cultura pop.
9 Fotos
Veja as fotos!
A nova versão de "Pantanal", da TV Globo, está no ar há um bom tempo e segue reunindo um grande grupo de espectadores para assistir ao folhetim da faixa das 21h da emissora. Ainda que a trama esteja bem fiel à novela original da TV Manchete, algumas coisas mudaram bastante e foram adaptadas para os dias atuais. Pensando nisso, reunimos 7 diferenças do remake para a primeira versão. Veja!

"Pantanal" é um fenômeno. A novela das 21h da Globo segue fazendo muito sucesso e dando orgulho para a emissora. O folhetim é um remake da produção da TV Manchete que deu o que falar nos anos 1990. A nova versão tentou se manter bem fiel aos acontecimentos do título original, mas houveram algumas atualizações para refletir o mundo atual e mudanças que intrigaram o público. Confira 7 diferenças do remake para a novela original!

1 - Juma Marruá perde personalidade

Boa parte des fãs de "Pantanal" está chateada com os rumos que Juma Marruá (Alanis Guillen) tomou na trama. A protagonista parece estar sendo cada vez mais infantilizada e perdendo sua personalidade forte, principalmente por conta do triângulo amoroso envolvendo Jove (Jesuíta Barbosa) e José Lucas (Irandhir Santos). Na primeira versão, ela é assediada pelo irmão de Jove e não desenvolve sentimentos por ele, o que torna a história menos confusa e dá outro foco para a personagem.

Juma Espingarda GIF - Juma Espingarda Allanis Guillen - Discover & Share  GIFs

2 - Morte de Levi

O desfecho de Levi (Leandro Lima) também foi um pouco diferente no folhetim da Globo. Se na trama dos anos 1990 o peão levou um tiro de Tibério e, por conta disso, caiu no rio cheio de piranhas, no título de 2022 o rapaz não só deixou de atirar nele, como tentou salvar Levi das piranhas.

3 - Jove é vegetariano e responde menos

Uma mudança interessante em "Pantanal" foi colocarem Jove para ser vegetariano. O par romântico da protagonista tem vivências bem diferentes da população do lugar onde seu pai reside, já que cresceu na cidade grande. Então, quando chega ao Pantanal para conhecer José Leôncio (Marcos Palmeira), ele logo é visto com estranheza por parte dos moradores de lá. Jove não se preocupa em performar uma masculinidade tão viril, usa roupas bem distintas e, na versão atual, não come carne.

Além disso, o personagem da novela da Globo responde de forma bem menos ácida aos comentários feitos pelo seu pai e seus colegas. No folhetim original, Jove era conhecido por ser um grande playboy, riquinho, bem respondão e ter um jeito sarcástico acentuado.

Pantanal Jove GIF - Pantanal Jove Joventino - Discover & Share GIFs

4 - Família da amante de Tenório

A família da amante de Tenório também passou por uma importante mudança. Na outra versão, Zuleica e seus filhos eram brancos, mas na novela da Globo eles são interpretados por atores negros. Isso traz toda uma nova camada de complexidade para a trama, ao abrir espaço para uma discussão racial.

5 - Homofobia sofrida por Zaquieu

Sim, a primeira versão de "Pantanal" já contava com um personagem gay. Só que o remake escrito por Bruno Luperi tentou dar uma abordagem mais séria ao peão, principalmente quando ele é vítima de homofobia na fazenda de Zé Leôncio. Enquanto o título de 1990 prezou por tratar Zaquieu de forma cômica, o folhetim atual foi atualizado para refletir essa pauta tão urgente.

Pantanal Filo GIF - Pantanal Filo Filomena - Discover & Share GIFs

6 - Madeleine é influenciadora digital

Outra adaptação bem legal de "Pantanal" diz respeito a Madeleine (Karine Telles). A mãe de Jove era retratada como uma socialite nos anos 1990. Mas agora, com a chegada das redes sociais no século XXI, a personagem atuou como uma influenciadora digital.

7 - Queimadas do Pantanal

Mais uma boa sacada da nova versão de "Pantanal" foi inserirem a questão das queimadas que afetam a região e se acentuaram de forma grave nos últimos anos, principalmente devido à falta de políticas públicas para proteger o local. A novela colocou cenas reais dos incêndios que afetaram o bioma drasticamente, em uma sequência bem dramática e forte.

Pantanal Logo Novela Pantanal GIF - Pantanal Logo Novela Pantanal  Pantanal2022 - Discover & Share GIFs

Pantanal
Final "Pantanal": casamentos, morte, reencontros e tudo sobre o último capítulo
Final Pantanal: Zé Leôncio morre e reencontra Velho do Rio em destino emocionante
Final de "Pantanal": Maria Bruaca e Alcides tem despedida emocionante! Saiba tudo
Final "Pantanal": Guta e Marcelo têm desfecho inesperado com mudança no remake
ver todas as notícias de Pantanal Ver + matérias
Famosos
do momento
sobre
o mesmo tema