Segue a gente no Insta

@purebreakbrasil

Se você está se sentindo cansade e tendo dificuldade para produzir, não se preocupe: isso é normal. O problema é que, querendo ou não, existem atividades, prazos e obrigações que temos que cumprir, o que pode resultar em uma bola de neve de pendências, causando ansiedade e estresse. Por isso, o Purebreak separou cinco dicas para se tornar mais produtive, sem prejudicar sua saúde mental.

passamos de um ano e meio de quarentena e você não aprendeu nenhum idioma novo, não fez 34 cursos online e nem sabe tocar um novo instrumento? Saiba que você não está sozinhe. De maneira geral, ficamos sempre em busca de uma produtividade constante e, na pandemia do coronavírus, isso virou tema cada vez mais recorrente. Afinal, estávamos em casa e deveríamos aproveitar o tempo. Você conhece o discurso.

E também já conhece o outro lado que afirma que o rendimento não deveria ser nossa única preocupação enquanto sobrevivemos a maior crise sanitária dos últimos tempos. Mas há também a necessidade de continuar estudando, trabalhando e cumprindo as tarefas domésticas. Então surge a dúvida: como manter-se produtive, enquanto respeitamos nosso limite e mantemos nossa saúde mental? O Purebreak te ajuda com essas 5 dicas!

GameStop responding to all their private messages and mentions: Superstonk

Se você procrastina, busque o motivo

Se você está em busca de ser mais produtive, provavelmente é uma pessoa que procrastina. Tudo bem, a maioria de nós é acometido por esse problema, que às vezes aparenta ser só uma "enrolação", mas é bem mais complexo. Pode ser uma tentativa de se autossabotar ou uma forma de tirar atenção de algo que você não quer encarar (mas precisa).

Entender por que é tão difícil completar as tarefas é essencial para otimizar seu tempo e evitar cair em armadinhas que às vezes colocamos para nós mesmes, do tipo "vou dormir 5 minutinhos antes", "vou ver só um episódio e aí começo o trabalho" ou qualquer coisa do tipo.

É possível ser produtive sem perder a saúde
É possível ser produtive sem perder a saúde

Repense suas obrigações com simples perguntas

Faça uma lista com tudo o que precisa fazer durante o dia ou ao longo da semana. Para cada uma dessas atividades, procure pensar: 1. É realmente necessário?, 2. Essa tarefa está na minha prioridade? e 3. Posso pedir ajuda de outras pessoas para fazer isso?

Às vezes nos enchemos de compromissos, aulas, atividades e não damos conta do recado. Entender o que, de fato, é necessário para aquele período é imprescindível para organizamos nosso tempo, sem passarmos do limite e nos esgotarmos física e mentalmente. Portanto, selecione suas prioridades - estudar física para o vestibular, produzir mais no trabalho, exercício físico - e organize todo o resto em torno da sua meta principal, sendo realista e colocando apenas o que você acha que dá conta.

Relogiosuadinho GIFs - Get the best GIF on GIPHY

Separe um tempo para cada atividade

Uma dica bem prática é separar o tempo necessário para cada item. Após definir o que precisa ser feito e em qual ordem, procure estipular quanto tempo você vai gastar em cada etapa. Caso a ideia de estudar duas horas seguidas assuste, tente organizar intervalos pequenos, de 30 minutos. Vale até colocar um despertador para te ajudar a se guiar.

E, durante esse período, foque somente naquela atividade - se possível, se afaste do celular ou qualquer distração. Essa meia hora será somente para a tarefa. Depois, descanse por 10 minutos e estude mais 30. Vá nesse ritmo até alcançar sua meta diária.

É importante ser realista também. Em nada adianta estipular 20 minutos para fazer algo que você precisa de uma hora. O resultado é que você vai se apressar, ter um resultado mal feito e não conseguir concluir tudo no período, sentindo-se frustrade e desmotivade. É o ciclo da procrastinação, saia dessa!

Você não precisa dar conta de tudo!
Você não precisa dar conta de tudo!

Lembre-se que tudo bem pedir ajuda

Um dos maiores erros que podemos cometer é tentar fazer tudo sozinhe. Óbvio que ninguém pode estudar ou trabalhar por você, mas pense em quais atividades você pode pedir ajuda. Por exemplo, veja se a divisão das tarefas domésticas está justa ou tente adaptar com sua realidade. Se durante uma semana, você tiver que estudar para muitas provas, não tem problema em pedir para outro morador da casa caminhar com o cachorro em vez de você.

Mas, para além disso, existem outras formas de buscar ajuda, mesmo em atividades que você mesme precisa tocar. É super válido pedir ajuda para amigues que saibam mais de determinada disciplina na escola. Ou, ainda, não tem problema negar um freela e indicar um conhecido que você sabe que é bom no trabalho. Não tenha medo de terceirizar e pedir apoio - vai fazer toda a diferença no seu dia a dia.

Yoga Meditating GIF - Yoga Meditating Meditation - Discover & Share GIFs

Sua saúde deve vir em primeiro lugar

Se o propósito é manter a saúde, não faz sentido isso não ser priorizado durante sua semana. Separe pelo menos 20 minutos todos os dias para fazer algo que te relaxe - ler um livro, ver série -, beba muita água e não deixe de praticar alguma atividade física. No começo, pode ser difícil, principalmente se você se sente muito cansade. Mas, quanto mais você insistir, mais seu organismo vai entender que precisa produzir mais energia, facilitando a prática de exercício.

Coloque hábitos saudáveis na sua agenda, como uma atividade que você deve fazer e pronto - assim como estudar, trabalhar ou assistir aula.

Principais
notícias
sobre
o mesmo tema