Por Beatriz Vianna
Entenda a amizade abusiva de Nanda (Gabriella Mustafá) e Raíssa (Dora de Assis) em "Malhação"
Entenda a amizade abusiva de Nanda (Gabriella Mustafá) e Raíssa (Dora de Assis) em "Malhação"
Quem acompanha "Malhação - Toda Forma de Amar" já deve ter percebido que a amizade entre Nanda (Gabriella Mustafá) e Raíssa (Dora de Assis) não é nada saudável. Apesar de se considerarem melhores amigas, a Nanda sempre coloca a filha da Carla (Mariana Santos) para baixo. Esse é um claro exemplo de uma relação abusiva e precisamos falar sobre.

Relacionamentos abusivos não acontecem só entre casais de namorados. Há várias amizades por aí que também podem ser extremamente tóxicas. Em "Malhação - Toda Forma de Amar", vemos um exemplo perfeito disso na amizade de Nanda (Gabriella Mustafá) e Raíssa (Dora de Assis). A questão é mais séria do que a gente imagina e precisamos falar sobre. Até porque, você pode estar vivendo (ou viveu) uma relação abusiva com seu(a) amigo(a) e nem sabe.

Mas por que a amizade entre Nanda e Raíssa é abusiva?

Se você acompanha a atual temporada, ou pelo menos já assistiu algum arco das duas, já deve ter percebido que a amizade entre as meninas não é nada saudável. Sempre que pode, a Nanda coloca a filha de Carla (Mariana Santos) para baixo de uma maneira ou de outra.

Pra quem não sabe, a Raíssa é super talentosa quando o assunto é Rap, mas chega a duvidar da própria capacidade quando escuta qualquer comentário da "amiga". Em um dos episódios, a aspirante a rapper estava super animada para cantar em um show com a galera da escola e a Nanda a fez se sentir culpada por ir e mentir sobre onde estava para a mãe.

Em "Malhação", Raíssa (Dora de Assis) vive uma amizade abusiva com Nanda (Gabriella Mustafá)
Em "Malhação", Raíssa (Dora de Assis) vive uma amizade abusiva com Nanda (Gabriella Mustafá)

Como se não bastasse isso, a personagem de Gabriella Mustafá iniciou o namoro com Camelo (Ronald Sotto), mesmo sabendo que sua "melhor amiga" sempre foi apaixonada por ele. Diante da situação, Raíssa apenas se conformou. Afinal, no raciocínio dela, quem não se apaixonaria pela Nanda, né?!

Como identificar os sinais?

Apesar dos comentários depreciativos, Nanda e Raíssa se auto-reconhecem como melhores amigas MESMO! As duas estão sempre juntas - desde que Raíssa não se imponha. Quando perguntam, até mesmo a Nanda diz com todas as letras o quanto a amizade de Raíssa é importante para ela. Mas assim como em um namoro, se uma pessoa da relação não está 100% confortável, é porque tem algo de errado que precisa ser revisto.

Em "Malhação", Nanda (Gabriella Mustafá) provoca Raíssa (Dora de Assis) com Camelo (Ronald Sotto)
Em "Malhação", Nanda (Gabriella Mustafá) provoca Raíssa (Dora de Assis) com Camelo (Ronald Sotto)

O que fazer?

Se após ler essa matéria, você se identificou com algo, afaste-se da pessoa, primeiro de tudo.

Mas, se por algum motivo, você achar que aquela amizade vale a pena, procure conversar, expor os seus sentimentos e, sobretudo, aprender a dizer não.

O que você sente importa e uma relação saudável respeita isso. E o mais importante: você não é culpado pela situação.

Malhação
3ª temporada de "As Five" estreia ano que vem: veja trailer e saiba o que esperar!
"As Five", 2ª temporada: saiba se Lica e Samantha ficam juntas
"As Five", 2ª temporada: saiba data de estreia do novo ano
"As Five": 2ª temporada terá risco de vida e amizades desfeitas
ver todas as notícias de Malhação Ver + matérias
sobre
o mesmo tema