Jornalista e entusiasta do pop, posso escrever o dia todo sobre Taylor Swift ou BLACKPINK, enquanto maratono minhas séries preferidas.
Nesta quinta-feira (28) comemoramos o Dia Internacional da Animação e, como grandes fãs de animação, não podíamos deixar a data passar em branco! Para celebrar, separamos alguns dos títulos mais conhecidos e amados em uma batalha especial. Vote no seu filme preferido e nos ajude a definir a melhor animação de todas!

Muito além de filmes divertidos e para crianças, as animações se tornaram o gênero preferido de muitas pessoas - inclusive adultos. Seja algum filme emocionante da Pixar, que te faz refletir sobre todas as suas escolhas de vida, um título profundo do Studio Ghibli ou ainda uma comédia hilária da DreamWorks - existem animações para todos os gostos! E, por isso, preparamos uma batalha especial para o Dia Internacional da Animação, comemorado nesta quinta-feira (28).

Como surgiu o Dia da Animação?

O Dia Internacional da Animação foi criado em 2002 pela Association Internationale du Film d'Animation e a data foi aceita (e é comemorada) em diversos países. A escolha pelo dia 28 de outubro se deu porque é o aniversário da primeira exibição de imagens animadas no mundo. O evento histórico aconteceu em Paris, em 1892, quando Emile Reynaud exibiu sua animação "Pauvre Pierrot", construída a partir de 500 desenhos individuais. Confira uma pequena parte do curta:

Na história, Arlequin e Colombine são amantes se encontrando em segredo até que Pierrot aparece, fazendo com que o casal se esconda. O rapaz começa a cantar até que Arlequin decide assustá-lo, se livrando do visitante inconveniente.

É fácil perceber que a tecnologia avançou muito nesses três séculos, permitindo com que roteiristas, diretores e animadores criassem obras de arte cada vez mais complexas e realistas. A seguir, separamos nove pares de algumas das animações mais famosas do mundo. Vote na sua preferida!

Animações da Pixar que chegam ao cinema em 2022

Independente de sua preferência de estilo para animações, é impossível negar o sucesso das produções da Pixar, empresa parte da Disney. Alguns dos maiores títulos do gênero - como "Toy Story", "Soul" e "Divertidamente" - foram criações do estúdio.

E é claro que ainda podemos esperar grandes entregas da Pixar para o próximo ano. Um exemplo é "Red - Crescer é uma Fera" que aborda a chegada da adolescência e fala de temas importantes como autoestima e ansiedade. Além disso, "Red" tem protagonista asiática, evidenciando o valor da representatividade para as animações recentes.

Além disso, não podemos esquecer de outro filme, previsto para estreiar em 2022. A Pixar liberou o trailer de "Lightyear" na última quarta-feira (27), encantando o público com os efeitos do longa. A história fala sobre o famoso astronauta Buzz Lightyear, que inspira a criação do brinquedo no universo de "Toy Story".

sobre
o mesmo tema