Por Thais Marques
Você ainda tem dúvidas de como se vestir para uma entrevista de emprego? Há alguns anos, era normal escutar que a roupa social é sempre a melhor escolha. Hoje em dia as empresas já têm um perfil mais informal e muitas, inclusive, procuram pessoas descontraídas para combinar com a cultura do grupo. Por isso, é muito melhor você se atentar para o estilo de roupa que a sua área tem. Veja algumas dicas e arasse no look da sua entrevista!

Até para quem já é experiente no mercado de trabalho, às vezes bate a dúvida de como se vestir para uma entrevista de emprego. Afinal, as qualidades no seu currículo e seu jeito contam muito, mas o look também é avaliado pelos recrutadores. Isso porque ele diz sobre sua personalidade, que deve estar de acordo com a cultura da empresa, e como você vai se colocar naquele ambiente de trabalho.

Pode parecer que o melhor caminho é sempre optar pelo estilo formal, com roupas sociais e saltos não muito altos, mas não é bem assim! Imagine só chegar em uma empresa de produção de vídeos de comédia desse jeito? Não vai cair bem, né? Aqui você já deve ter percebido que não tem como dar uma dica universal para se vestir bem e encarar uma entrevista de emprego, isso vai depender de qual área você atua e como a empresa se coloca. Para isso, o primeiro passo é pesquisar o dress code do grupo.

Para saber como se vestir em uma entrevista de emprego, pesquise o "dress code" da empresa

10 anos de "O Diabo veste Prada" - ESTOU i-m-p-r-e-s-s-i-o-n-a-n-t-e

A área de atuação pode ajudar bastante, mas nunca dispense a pesquisa sobre a empresa antes de participar de qualquer processo seletivo. O dress code é um código de vestuário que indica os tipos de peças adequados para determinada situação ou ambiente. Para saber qual é o da instituição para a qual você está se candidatando, dê uma olhadinha nas redes sociais da empresa, no ambiente de trabalho - muitos grupos postam fotos dos espaços internos - e olhe o site também. Lá normalmente estão a missão, visão e valores da empresa.

Dito isso, veja agora quais são as dicas de como se vestir para uma entrevista de emprego de acordo com sua área.

Setores de Administração e Direito

Assimétrico: Garimpo de Estilo: Annalise Keating, de "How to Get Away with  Murder"

Aqui estão as pessoas que querem trabalhar com RH, supervisão, gerência, coordenação de projetos e outros cargos administrativos, além das vagas na área de Direito. Por ser um ambiente mais tradicional, o ideal é optar por roupas sociais mesmo. Vale usar blusas de botão - bem passadas, hein? - com calças mais formais e sóbrias. Evite os jeans! Brincos e colares valem, mas daqueles mais discretos e que complementem a vestimenta, ou seja, eles não podem roubar a cena nem ser infantis demais. Para quem curte maquiagem, pode fazer com gosto, mas não use cores chamativas. Nos pés, evite sandálias abertas ou tênis esportivos. Um sapato social ou um saltinho podem cair bem.

Comunicação

LILY COLLINS as EMILY COOPER Emily in Paris... : at last i see the light |  Emily in paris, Lily collins, Female character inspiration

O mercado de comunicação já é mais flexível em relação a isso. No geral, pode usar calças e blusas jeans, camisas estampadas e lisas, além de apostar em bons acessórios que representem sua personalidade. O tênis não é um problema aqui, pode ir sem medo. Mas sabemos que esse campo tem muita coisa, né? Os cargos mais administrativos, como o de comunicação interna, requerem um estilo formal. Áreas de entretenimento e esportes seguem o modo despojado, enquanto as de política, internacional e economia são mais tradicionais.

Saúde

9 episódios essenciais em Grey's Anatomy

Essa não deve ser tão difícil para quem já atua na área. Lembre-se do que você aprendeu ainda na faculdade sobre as regras de biossegurança: usar sapatos fechados e evitar os acessórios que podem acumular substâncias maléficas durante o trabalho. Ah! Não apareça de jaleco, a não ser que seja um teste e você tenha que usá-lo para fazer as atividades. A área da saúde fica no meio termo: não precisa ser tão formal, mas não pode parecer descontraído demais como na comunicação. Maquiagens sem sombras, mas pode fazer uma levinha com delineado simples e rímel.

Educação

5 regras de relacionamento para você esquecer já! - SUPERELA

A área da educação é bem livre, desde que você siga as roupas adequadas para um ambiente escolar. Entre peças mais formais ou informais, escolha a que já é mais do seu gosto mesmo, mas sempre puxando para vestimentas mais sérias. Só não vale usar decotes, shorts ou saias curtas. Bermudas também não são uma boa pedida, a não que você seja um profissional de educação física.

Para os sapatos, opte pelos fechados e sem muito salto. Professores de turmas infantis podem ser mais despojados. Nas outras faixas etárias de ensino, as professoras podem apostar em camisas de botão - não necessariamente até o fim - e batas, enquanto os homens podem usar camisas comuns ou sociais. O jeans não é um problema. Só adote o estilo totalmente formal se for uma entrevista de emprego para trabalhar em uma faculdade. Afinal, nesse estágio você já é um mestre ou um doutor.

Dicas gerais de como se vestir para uma entrevista de emprego

O Diabo Veste Prada: referência no mundo fashion

  • Não use roupas curtas ou decotes;
  • Evite maquiagens muito fortes;
  • Opte pelo básico e não acumule muitas informações no seu look,
  • Use cores suaves ou faça uma boa combinação entre elas;
  • O cabelo também é importante, dê um trato de amor nele. Deixe-o da maneira que se sentir confortável e apresentável;
  • Para quem precisa se barbear, dê uma cuidada nos pelos faciais e apare-os ou tire tudo, se a empresa for mais tradicional;
  • Não use saltos muito altos;
  • Se sinta confortável!

Se você está à procura de um emprego, aproveite também outros conteúdos que o Purebreak vem feito para ajudar a aumentar suas chances no mercado de trabalho. Com a pandemia, muitas entrevistas estão acontecendo de forma online e preparamos 10 dicas para você arrasar nelas. Caso não tenha experiência ainda, também pensamos nisso: listamos aqui 7 erros em processos de seleção para já evitar de cara e ainda analisamos as melhores formas para encarar a primeira entrevista de emprego. Como você chegou até aqui, deve estar preocupade com a preparação antes da entrevista, né? Veja então quais são as perguntas mais frequentes e se adiante para arrasar nas respostas.

sobre
o mesmo tema