Jornalista e entusiasta do pop, posso escrever o dia todo sobre Taylor Swift ou BLACKPINK, enquanto maratono minhas séries preferidas.
A semana do pop foi tensa! Após fazer seu debut solo na última sexta-feira (8), Jesy Nelson enfrentou duras críticas a respeito de blackfishing no clipe de "Boyz". A parceira da cantora, Nicki Minaj, entrou na briga para defender a amiga na última segunda-feira (11) mas acabou ofendendo muitos fãs de Little Mix, principalmente da integrante Leigh-Anne. Vem entender tudo o que rolou aqui!

O debut solo de Jesy Nelson, ex-integrante do Little Mix, não está sendo tão pacífico como o esperado. O seu primeiro clipe, "Boyz", em parceria com a rapper Nicki Minaj, foi lançado na última sexta-feira (8) e, desde então, a cantora vem sendo acusada de blackfishing. Para se defender, a dupla responsável por "Boyz" fez uma live na última segunda-feira (11), explicando o que aconteceu. Porém, muitas pessoas, principalmente fãs de Little Mix, não curtiram o posicionamento.

Inclusive, vários usuários afirmam que a live foi muito ofensiva para Leigh-Anne Pinnock, integrante do girlgroup, que fala bastante sobre o racismo que já sofreu como uma artista preta. O fandom rapidamente subiu hashtags em apoio à Leigh-Anne, afirmando que a artista merece respeito.

Para completar a confusão, o "The Sun" publicou uma matéria nesta quarta-feira (13) em que afirma que o grupo só soube da saída de Jesy pelas redes sociais, negando a versão de separação "pacífica" e em comum acordo, falada inicialmente.

Se você está perdide na treta ou ainda não entendeu o que seria "blackfishing", o Purebreak te explica tudo! Confira.

Saiba tudo da polêmica entre Nicki Minaj, Jesy Nelson e Little Mix
Saiba tudo da polêmica entre Nicki Minaj, Jesy Nelson e Little Mix

Clipe de Jesy Nelson causa polêmica

No clipe de "Boyz", Jesy e seus amigos aparecem invadindo uma vila de moradores bem padrões, aparentemente brancos e de elite - chamada de "Perfectville". Com a chegada dos novos integrantes - caracterizados bem no estilo Hip-Hop americano nos anos 2000, movimento popularmente associado à cultura negra -, a confusão se instaura.

Além de todos os estereótipos, Jesy Nelson foi acusada de "blackfishing", que é quando uma pessoa branca se caracteriza e bronzeia sua pele, a fim de aparentar ser uma pessoa negra. A partir dessas acusações, antigas histórias da cantora com Little Mix - composto atualmente por duas mulheres negras e uma branca - vieram à tona, principalmente após a live polêmica que Jesy fez com Nicki Minaj (rapper que recentemente entrou em outra polêmica, por se mostrar contra à vacina da Covid).

Veja o clipe de "Boyz", debut solo de Jesy Nelson com Nicki Minaj:

O que é blackfishing?

Para ficar a par da briga, é preciso entender primeiro o conceito de blackfishing e por que ele é ofensivo. Muitas pessoas acham que é um exagero e que a prática seria uma forma de homenagear a cultura negra. Isso está longe de ser verdade. O termo, criado pela jornalista Wanna Thompson há alguns anos, aborda o uso de bronzeadores artificiais, maquiagem e até procedimentos médicos para aparentar ser uma "pessoa negra".

Uma fala de Wanna Thompson, publicada em artigo em 2018, explica o tamanho do problema do blackfishing. "As mulheres negras são constantemente bombardeadas com promoções da beleza europeia na mídia. Portanto, quando nossos traços são incorporados por mulheres que têm o privilégio de se enquadrar em padrões tradicionais e escolhem livremente adotar uma 'estética negra', ao seu gosto, é reafirmado a crença de que as pessoas desejam a negritude, só não a querem em mulheres negras", afirma a jornalista.

Jesy Nelson e Nicki Minaj levantaram polêmica em clipe de "Boyz"
Jesy Nelson e Nicki Minaj levantaram polêmica em clipe de "Boyz"

Nicki Minaj e Jesy Nelson se pronunciam

Em entrevista para "Vulture", Jesy disse que nunca tinha ouvido comentários sobre blackfishing antes. "Durante todo o tempo em que estava com Little Mix, não recebi nada disso. E assim que sai da banda, as pessoas começaram a falar. Eu não estava nas redes sociais, então eu deixei meu time cuidar disso", afirmou. Entretanto, em 2018, a artista já tinha recebido essas críticas após aparecer de dreadlocks. Porém, segundo empresário, seus assessores apagaram os comentários, impedindo que a cantora estivesse por dentro do que estavam dizendo.

A grande questão é que, na mesma entrevista, Jesy afirmou: "estou bem ciente que sou uma garota branca e britânica. Nunca disse que não era". Ela ainda disse que não estava com bronzeamento artificial durante as gravações do clipe e que não vê problemas em amar a cultura negra como um todo.

Entretanto, tudo saiu do controle após a live de Nicki com Jesy, na segunda-feira, em que a rapper disse palavras bem ofensivas. Ao que tudo indica, a receptora da mensagem seria Leigh-Anne. Nicki deixa a entender que Leigh-Anne mandou mensagens pelo Instagram com graves acusações sobre Jesy, afirmando ainda que a ex-integrante bloqueou todas do Little Mix.

Assim, a rapper antivacina comenta: "Se eu tivesse aproveitado 10 anos com você e aí algo horrível acontece e, assim que a gente se separa, eu estivesse enviando mensagens sobre você... Eu merecia usar um grande nariz de palhaço vermelho [...] Não vamos tolerar alguém mandando mensagens e aconselhando influencers a falarem mal de você [...] Querida, pegue suas mensagens e enfie na bunda", diz Nicki Minaj em determinado momento da live.

Minaj ainda falou sobre o fato de que algumas pessoas escolhem momentos convenientes para "lembrar que são negras", o que também irritou bastante os usuários.

Veja parte da live:

Leigh-Anne é ativista do movimento negro

Não é de hoje que Leigh-Anne se posiciona sobre racismo, já que a cantora chegou a fazer um documentário sobre o tema, chamado "Raça, Pop e Poder" e já se pronunciou várias vezes sobre isso. Algumas fontes ainda foram à mídia afirmar que Leigh-Anne já havia dito, durante a época do quarteto Little Mix, que Jesy deveria tomar cuidado com o "blackfishing", mas foi ignorada pela colega de banda.

Em entrevista à CNN, em julho, Pinnock falou sobre o racismo e a apropriação cultural que muitos negros enfrentam. Apesar de não fazer referência à carreira solo de Nelson, a conclusão se aplica perfeitamente à confusão atual: "em vez de apreciar a cultura negra no papel de coadjuvante, as pessoas têm uma necessidade de dominá-la e protagonizá-la, sem querer viver a negritude como um todo, com a discriminação que a acompanha", afirmou a integrante do Little Mix.

Little Mix
Foi com Deus? Little Mix anuncia hiato após 10 anos do grupo
É o fim de Little Mix? Grupo pode se separar em 2022. Entenda!
Entenda a polêmica entre Jesy Nelson, Nicki Minaj e Little Mix sobre acusações de blackfishing
Jesy Nelson abre o jogo: sem contato com Little Mix, tentativa de suicídio e mais!
ver todas as notícias de Little Mix Ver + matérias
sobre
o mesmo tema