Jornalista e entusiasta do pop, posso escrever o dia todo sobre Taylor Swift ou BLACKPINK, enquanto maratono minhas séries preferidas.
"O que é sapiossexual?", "Qual é a diferença para a demissexualidade?", "Faz parte da comunidade LGBTQIAP+?" foram algumas perguntas que surgiram quando Key Alves, camarote do "BBB23", se declarou sapiossexual. A orientação, que fala sobre atração pela inteligência e intelecto, não é tão conhecida. Vem saber o que é a sapiossexualidade e mais famosos que se identificam!

Assim como a demissexualidade, a sapiossexualidade é um termo que traz muita curiosidade. Afinal, o que é ser sapiossexual e quem se identifica como tal? A discussão ganhou proporções ainda maiores na última quinta-feira (12), quando entrevista com Key Alves, nova participante do "BBB23", foi divulgada.

Na conversa, a jogadora de vôlei de 23 anos afirma ao Gshow que é sapiossexual, fazendo com que as buscas pelo termo no Google dessem um verdadeiro salto no Google. Se você também não sabe o que quer dizer o termo e quer entender se o grupo está incluído na comunidade LGBTQIAP+, pode ficar calme, que o Purebreak vai te explicar tudo o que você precisa saber!

O que é sapiossexual?

Se você nunca ouviu falar de "sapiossexualidade", é interessante começar pela origem da palavra. "Sapio" é derivado do latim "sapiens", que fala sobre sabedoria e inteligência, como é o caso do termo homo sapiens. Assim, pessoas que se consideram sapiossexuais são sexualmente atraídas por quem elas acreditam ser inteligentes.

Segundo o portal Géledes, a palavra foi criada na década de 90 por Darren Stalder, mas só começou a ganhar popularidade nos anos 2000. Além da inteligência em si, o sapiossexual irá se interessar pelas experiências, vivências e bagagens culturais e intelectuais do outro, como um todo.

Vale ressaltar que ser sapiossexual não implica que a pessoa é gay, bi, hétero etc, já que isso vai além do sexo e identidade de gênero. É possível que sapiossexuais tenham atrações pelos mais diversos gêneros, apenas com o foco principal no aspecto intelectual.

O termo é uma das siglas "escondidas" pelo + no LGBTQIAP+ e, segundo comentários de pessoas que se identificam com a orientação, não significa que a beleza e o físico não importam, apenas que há outros aspectos muito mais relevantes na hora de definir a atração.

Demissexualidade X Sapiossexualidade

É possível que role uma confusão entre os termos demissexualidade e sapiossexualidade e, ainda, há quem defenda que ambas têm o mesmo significado.

Os "demis" não vão se atrair necessariamente por alguém inteligente, valorizando a conexão sentimental com aquela pessoa. Por isso, não são aqueles que vão transar de primeira com ume desconhecide com frequência, já que precisam, em grande parte, daquele conforto e intimidade para ter o tesão e a vontade de fazer sexo.

Já com os "sapios", o maior gatilho para despertar a atração sexual está na inteligência. A gente sabe que gostar de pessoas inteligentes não é raridade, mas no caso de gente como Key Alves, um intelectual considerável não é só um ponto positivo, mas algo que irá definir se a atração física irá acontecer ou não.

Famosos sapiossexuais

Com o passar do tempo, e a maior circulação de informação, vemos mais pessoas que se descobrem e se assumem sapiossexuais. Veja a seguir três famosas que falaram sobre a orientação sexual e trouxeram debate sobre o termo!

Key Alves, do "BBB23"

A celebridade mais recente a colocar os sapiossexuais nos holofotes foi a camarote do "Big Brother Brasil 23". Em entrevista ao Gshow, Key Alves se definiu como sapiossexual e disse: "Se o cara é muito inteligente, estilo nerd mesmo, meu olhinho fica brilhando, apaixonada. Mas é difícil achar homem assim", afirmou, destacado também que prefere companheiros mais velhos.

Bela Gil

Em novembro de 2022, Bela Gil já tinha chamado atenção ao falar sobre a sapiossexualidade. A apresentadora, que tem um casamento aberto, explicou o conceito e como é a relação entre a sua orientação sexual e a autoestima: "Eu me atraio por pessoas inteligentes, não necessariamente bonitas. Então eu não acho que eu tenho que ser hiper, ultra, megabonita", explicou quando participou do programa "Mil Tretas".

Karol Conká

Em conversa ao PodDarPrado, em junho do ano passado, a ex-BBB Karol Conká também disse que se identifica com a sapiossexualidade: "É quando só sente tesão, prazer, pelo intelecto. Depois de uma troca intelectual. É a pessoa que se interessa pelo intelecto, pela troca intelectual primeiro. Não é o corpo que atrai, não é o físico. É a conexão do intelecto", disse a cantora.

Ela também explica que, dependendo do contexto, pode acabar ficando e se relacionando com pessoas que não têm correspondem à regra, como em festas, já que existem exceções.

Além de Key, temos mais LGBTQIAP+ na casa como os camarotes Gabriel e Fred Nicácio. Será que a edição trará debates interessantes para a telinha? O "BBB23" já começa nesta segunda-feira (16)!

sobre
o mesmo tema