Larissa Barros Redatora
A louca do K-Pop e música em geral, adoro saber tudo de novo que surge no mundo, de teorias da conspiração até o último modelo de celular. Aquariana raiz, adoro tudo que é diferentão e não faço nada sem uma trilha sonora para acompanhar.
7 Fotos
Veja as fotos!
Termos como igualdade racial nem sempre foram assunto no Brasil e todos nós sabemos muito bem disso. O Movimento Negro no nosso país luta incalsavelmente, há séculos, para conseguir os direitos que qualquer ser humano correto merece. Nós sabemos que eles têm muitas conquistas para comemorar, por isso resolvemos fazer uma lista com as mais importantes.

Mais da metade da população do Brasil é formada por pessoas negras. Nosso país é extremamente miscigenado e cheio de encontro de culturas, o que deveria ser uma premissa para sermes mais evoluídes em relação a questões como racismo e preconceito, tratando-os como verdadeiros problemas, mas isso não é algo que vemos com tanta frequência, quanto notícias de pessoas pretas sendo diminuídas ou marginalizadas.

Até chegarmos em 2021, a comunidade negra do Brasil lutou - e continua lutando - incansavelmente para chegar no status que temos hoje, - mesmo que ainda seja longe do desejado - onde temos pessoas negras em cargos de poder, cotas raciais, programas de inclusão em empresas e instituições de ensino, combate ao racismo e redução da pobreza, entre outros.

Desde que a Lei Áurea foi assinada, em 1888, pessoas negras apenas começaram sua luta contra o preconceito e desigualdade social. De lá para cá, suas conquistas são muito importantes para mostrar que a luta tem sim resultado, mesmo que em passos mais lentos.

Black Panther Im Home GIF - Black Panther Im Home Smiling - Discover &  Share GIFs

Movimento Negro nos jornais, associações e clubes

Por volta de 1910 e 1930, as organizações de "homens de cor", como clubes e grêmios, começaram a surgir e eram primeiramente para fins recreativos e assistenciais, já que essa população era excluída de ambientes de pessoas brancas. Foi aproveitando isso que o Movimento Negro passou a ganhar forças, organizando esses clubes e jornais, com o intuito de direcionar essa população negra a lutar por direitos iguais.

Essa forma de espalhar notícias com a imprensa negra, se tornou um dos primeiros feitos importantes do movimento, fazendo essas pessoas subjugadas e que sofriam preconceito se unissem para alcançar o mesmo objetivo. A partir disso, começaram a surgir ideias antirracistas, onde nasceu a vontade de protestos e alcançar a igualdade, tanto racial quanto social.

Frente Negra Brasileira

Logo depois desse período, por volta de 1935, no início do governo Getúlio Vargas, se iniciou um movimento com o objetivo de integrar o negro na sociedade, para que usufruíssem dos mesmos direitos que os brancos da época, como o mundo de trabalho. A principal vontade era fazer o negro ser visto como uma pessoa comum, e não como desordeiro, vagabundo, bêbado ou marginal, como era o que acontecia.

Em 1936, a FNB se tornou um partido político, mas um ano depois, com a chegada da ditadura do Estado Novo, todos os partidos foram extintos. Porém sua marca continua viva até hoje e vale ser lembrado como uma conquista, já que é, até hoje o único partido completamente negro do Brasil.

O que é o Dia da Consciência Negra | Educa Mais Brasil

Teatro Experimental Negro (TEN)

Em 1944, criado por Abdias do Nascimento, surgiu o Teatro Experimental, o TEN, que se tornou um movimento político de vanguarda artística, focando na defesa da negritude, colocando o negro como protagonista.

O TEN é um dos movimentos mais famosos da história negra no Brasil e seu principal objetivo era lutar pela integração do negro na sociedade, não focando apenas no teatro, mas também em concursos de beleza, alfabetização de empregadas domésticas e outras atividades. A ditadura também acabou com esse movimento e alguns de seus integrantes precisaram partir para o exílio.

Movimento Negro Unificado

Após quatro jovens negros sofrerem discriminação no Clube de Regatas Tietê, em 1978, foi a vez do Movimento Negro Unificado surgir, para continuar focado na luta antirracista no Brasil. O MNU ficou marcado como o início do movimento negro contemporâneo e é um movimento de esquerda, mantendo relações com outros movimentos sociais, como o feminista, novo sindicalismo e outros de grande importância.

Desde então, o MNU se tornou uma forma de organização política que busca acabar com a discriminação racial dos negros em espaços e instituições diversos, como shoppings, universidades, escolas, clubes e diversos outros locais. Sua meta é alcançar um status de igualdade e justiça social entre brancos e negros.

Movimento Negro: qual é sua importância e o que ele significa? Teste seus  conhecimentos - Purebreak

Marcha Zumbi dos Palmares e reconhecimento mundial

Os anos 90 foi palco da comemoração do tricentenário da morte de Zumbi dos Palmares, onde 20 mil pessoas participaram. O evento contou com o apoio de vários partidos políticos de esquerda, firmando o pacto político pela luta antirracista.

A luta pelas políticas de ação afirmativa surgiu com a chegada do terceiro milênio e foi nessa mesma época que o MNU alcançou reconhecimento mundial com a 3ª Conferência Mundial contra o racismo, a Discriminação Racial, a Xenofobia e Formas Correlatas de Intolerância, promovida pela ONU, que aconteceu em 2001, na África do Sul.

A partir daí, a luta pela educação e equidade passou a ser mais forte do que nunca, trazendo à tona uma discussão sobre diversidade. Foram criados diversos programas para alcançar maior justiça social e políticas de ações afirmativas.

Pode-se dizer que o próprio MNU é a maior conquista para pessoas negras no Brasil, já que é a principal responsável pela luta contra o racismo e a favor da igualdade, tanto social quanto étnica.

sobre
o mesmo tema