Apaixonada por livros, séries e restaurantes com comida diferente. Libriana e curiosa, poderia passar horas pesquisando sobre os mais diferentes assuntos. Poucas coisas me fazem tão feliz quanto correr na praia, ir para um barzinho e comer um docinho após o almoço.
Veja um gráfico que mostra quais são os idiomas mais falados no mundo

As fronteiras estão entre as mais fascinantes criações humanas. O ponto exato em que escolhemos nos diferenciar uns dos outros é arbitrário e maleável e, portanto, permite uma infinidade de experimentos. O mesmo acontece com sua representação gráfica: a forma geográfica do mundo é imutável, mas seu aspecto demográfico, econômico, comercial ou cultural varia enormemente em um mapa, dependendo do que queremos representar. Há uma abundância de exemplos. Um deles, que é muito interessante, se trata dos idiomas.

Mapa mostra o tamanho de cada idioma

Milhares de idiomas povoam a Terra, mas apenas alguns são falados por um número suficiente de pessoas para transcender suas fronteiras culturais e se tornarem ferramentas de comunicação global. Aqui também há um bom grau de arbitrariedade e maleabilidade: tendemos a pensar no inglês como a língua franca internacional e a maior delas, quando os números práticos apontam para o chinês. Sua força é baseada na população, embora cada vez mais econômica e cultural.

Como não há ferramenta melhor para comparar o tamanho real das comunidades linguísticas, a SMCP criou um mapa , recuperado pelo VisualCapitalist , em que as fronteiras e as dimensões do mapa-múndi dependem do número de falantes de cada idioma. O gráfico é intuitivo e prático: o peso do chinês no número total de falantes globais é inevitável e supera os méritos do espanhol e do inglês. Ele também supera os méritos do hindi, que fica um pouco abaixo.

Mapa do tamanho de cada idioma
Mapa do tamanho de cada idioma

Inglês e espanhol são grandes potências

É claro que vale a pena esclarecer uma coisa: o mapa conta apenas os falantes nativos em cada país do mundo. Não aqueles que usam o inglês como segundo idioma. Como sabemos, o idioma anglo-saxão é o mais estudado em quase todas as partes do mundo, a ponto de existirem trabalhos específicos sobre o outro idioma mais falado ou estudado fora do inglês. Mesmo assim, e somando apenas os falantes nativos, sua preponderância é inegável: a importância demográfica dos Estados Unidos, somada aos pequenos bolsões de falantes oferecidos pelo Reino Unido, Austrália, Canadá e Irlanda, coloca-o no mesmo nível do espanhol.

O espanhol merece um capítulo à parte. A Espanha, o país onde ele se originou e que o exportou para meio mundo, tem cerca de 40 milhões de falantes nativos (o primeiro idioma, lembremos, embora na prática seja toda a população). O principal pilar da comunidade de língua espanhola é o México, com mais de 100 milhões de pessoas. Colômbia, Argentina, Venezuela, Peru e Estados Unidos, fruto da intensa imigração latina, completam um quadro bastante diversificado com múltiplas peculiaridades.

sobre
o mesmo tema