Jornalista e entusiasta do pop, posso escrever o dia todo sobre Taylor Swift ou BLACKPINK, enquanto maratono minhas séries preferidas.
Nesta quarta-feira (23), Britney Spears participou remotamente de nova audiência que irá determinar se ela ainda necessita da tutela conjunta de seu pai, Jamie Spears, com outros profissionais. Em depoimento, Britney contou histórias íntimas, comprovando teorias do movimento #FreeBritney, que pede o fim do controle sobre a artista.

Desde a estreia do documentário "Framing Britney Spears", muito tem se falado sobre o movimento #FreeBritney. O grupo, liderado por fãs voluntários, se organiza em manifestações e ações nas redes sociais para pedir o fim do regime de tutela de Britney Spears. Desde 2008, seu pai, Jamie Spears, e outros profissionais têm total controle sobre a vida profissional, pessoal e financeira da artista.

Nesta semana, a corte americana se reuniu para avaliar se Britney ainda necessita da proteção e controle por parte dos profissionais e familiares. O processo começou há 13 anos, com a justificativa de que a cantora não estaria apta para administrar sua própria vida. Já aconteceram outras reuniões para reavaliar a tutela, porém todas concluíram que a artista precisava de um "guardião legal".

Nesta quarta-feira (23), Britney prestou depoimento remoto, por telefone, à juíza Brenda Penny, revelando sua verdadeira opinião sobre a tutela. É a primeira vez que Spears se pronuncia sobre o caso, já que nunca expôs sua opinião em redes sociais e as audiências até então foram privadas. A cantora, porém, fez questão de que sua fala fosse transmitida ao público e várias informações de seu depoimento chocaram os fãs.

Separamos alguns dos fatos mais impressionantes que deixam claro a inconstitucionalidade da tutela de Britney e a necessidade de oferecer à artista sua liberdade.

Posts nas redes não eram verdadeiros

Nas poucas vezes em que se abriu sobre como estava se sentindo em suas redes sociais, Britney deixou claro que estava bem - sem tratar diretamente sobre o sistema de tutela. Mas, de acordo com depoimento da cantora, tudo fazia parte de um processo de negação, resultado de vários traumas pelo abuso e completa falta de controle sobre sua vida.

"Eu menti e disse para todo mundo 'Eu estou bem, estou feliz'. Mas é mentira. Eu achava, talvez, que se falasse o bastante eu realmente pudesse ficar feliz, porque eu estava em negação. Eu estava em choque, estou traumatizada", afirmou Britney.

Britney foi forçada a usar drogas pesadas

Além de se consultar com psiquiatras semanalmente contra sua vontade, Britney também foi forçada a alterar sua medicação para drogas mais pesadas, após se recusar a fazer seu show em Las Vegas.

"Meu terapeuta me disse que ele recebeu várias ligações falando que eu não estava cooperando nos ensaios e isso era mentira. No dia seguinte, ele me prescreveu lítio, do nada. Ele tirou as medicações que eu estava acostumada a tomar há cinco anos. E lítio é um remédio muito forte, completamente diferente do que eu estava tomando", revelou a cantora.

Lítio pode ser usado como medicamento antidepressivo e regulador de humor, indicado para casos de depressão, bipolaridade e outros transtornos. De acordo com Britney, a inclusão da substância foi contra sua vontade, em altas doses, deixando-a sonolenta e com dificuldade de concentração.

Forçada a ter DIU, cantora está impedida de ter filhos

Uma das revelações mais impressionantes do depoimento de Britney foi quando a cantora afirmou que não pode engravidar, mesmo sendo sua vontade. Atualmente, Spears tem dois filhos, Jayden e Sean, e queria ter mais um bebê com seu namorado Sam Asghari.

Mas a cantora foi submetida a aplicação de um DIU, contraceptivo inserido no útero, e não tem autorização para retirá-lo. "Eu queria tanto tirar o DIU e tentar ter outro bebê. Mas esse time não me deixa ir ao médico para retirar, porque eles não querem que eu tenha mais filhos"

Além de não ter controle sobre sua profissão e finanças, Britney também não pode opinar sobre sua própria vida familiar ou escolher qual método contraceptivo usar - e se quer algum, de fato. Muito triste!

Britney Spears não pode opinar sobre sua carreira, finanças ou vida pessoal
Britney Spears não pode opinar sobre sua carreira, finanças ou vida pessoal

Cantora disse que queria processar sua família

Muitas pessoas acreditavam que o pai de Britney assumia sua tutela por se preocupar com a filha, na intenção de ajudá-la a se recompor. Mas, pelo o que ela disse em depoimento, isso não é verdade.

Uma vez, ao ser forçada a se internar em uma clínica de reabilitação, Britney ligou para o pai, chorando, pedindo para que reconsiderassem a decisão, já que não queria ficar longe dos filhos. "Ele amou cada minuto daquela situação. Ele amava ter o controle sobre alguém tão poderoso quanto eu, ele amava ter o controle e poder machucar sua própria filha", lembrou.

Ela também afirmou que ninguém da sua família se opôs aos abusos que estava sofrendo, mesmo sabendo a verdade sobre o esquema de tutela. Britney, inclusive, fala que gostaria de processar sua família e revelar ao mundo o que eles fizeram com ela.

Britney paga o salário de seus abusadores

Um dos grandes argumentos de Britney para provar sua capacidade em gestar sua própria vida é o fato que todos os serviços - medicamentos, enfermeiras, psicólogos e médicos - são pagos com seu próprio dinheiro. Mas, por estar sob tutela, a cantora não pode escolher os profissionais que participam de seu tratamento e nem mesmo optar pelo seu advogado. O atual representante legal de Britney - que recomendou que ela não falasse ao público sobre sua vivência - foi escolhido pelos próprios tutores.

"Uma vez que você vê que alguém está sob tutela, mas ganhando dinheiro e trabalhando - para mim, isso é uma prova de que essa tutela deve acabar. Eu não deveria precisar de tutela se eu posso trabalhar e prover dinheiro, não só para mim mesma, mas para tantas outras pessoas. Como permitem que alguém tenha o controle sobre o dinheiro de uma pessoa e a ameacem dizendo 'você não pode gastar seu dinheiro, se não fizer o que nós queremos'", desabafou Britney.

Por enquanto, não há previsão para o fim do processo mas, assim como fãs, amigos e outras celebridades, estamos torcendo para que Britney Spears consiga sua merecida independência.

Britney Spears
Fim da carreira de Britney Spears! Cantora não quer mais lançar álbuns novos: "Nunca vou voltar"
Britney Spears volta a assustar com vídeo estranho. Dessa vez, cantora quase mostra nude na cama
Exposed de Britney Spears: 5 fatos assustadores do livro de memórias da princesinha do pop
Britney Spears falou indiretamente sobre o aborto em "Everytime"? Detalhes do clipe chamam atenção!
ver todas as notícias de Britney Spears Ver + matérias
sobre
o mesmo tema