João Maturana Estagiário
De sangue 100% escorpiano, João é filho do divórcio de Taylor Swift e Harry Styles e se encontrou no mundo da cultura pop.
No dia 23 de setembro comemora-se o Dia da Visibilidade Bissexual. A data foi feita para celebrar essa sexualidade tão apagada e invisibilizada ao longo da história e também para conscientizar a sociedade sobre seu real significado. Pensando nisso, o Purebreak vem aqui te explicar o porquê da bissexualidade ser muito mais do que apenas a possibilidade de se relacionar com homens ou mulheres.

O Dia da Visibilidade Bissexual é comemorado nesta quinta-feira (23). O marco é extremamente relevante para pessoas bissexuais, uma vez que o preconceito contra essus indivídues ainda é muito perpetuado. Isso afeta o próprio entendimento acerca dessa orientação sexual. Para muitos, a bissexualidade ainda é entendida como mera atração por homens ou mulheres, principalmente cisgêneros. E não é esse o caso.

Há muitas definições diferentes para o que cada um entende, de fato, do que significa ser bissexual. Afinal, a identificação sexual das pessoas tem muito a ver com sua subjetividade, sua forma de enxergar o mundo e como se sentem. Mas, de modo geral, precisamos entender que essa é uma orientação sexual não-monossexual.

Monossexual é definido como uma orientação sexual que envolve atração exclusivamente por determinado sexo ou gênero. Nessa categoria, são incluídas lésbicas, gays e heterossexuais. O ponto chave para entender a bissexualidade é compreender que ela se opõe a isso. Ao ser uma orientação não-monossexual, isso significa que ela não se dirige a um gênero/sexo específico. Ela se opõe a isso que nós chamamos de binariedade, uma divisão dual do mundo e dos gêneros ou sexos, podemos dizer.

"O Manifesto Bissexual"

bi bisexuality GIF

Isso tudo já era de conhecimento da comunidade bi desde os anos 1990, quando foi publicado "O Manifesto Bissexual". Confira um trecho dele que explica bem essa discussão:

"Monossexualidade é um ditame heterossexista usado para oprimir homossexuais e para negar a validade da bissexualidade.

Bissexualidade é uma identidade completa e fluida. Não presuma que bissexualidade seja binária ou duogâmica por natureza: que temos 'dois' lados ou que devemos nos envolver simultaneamente com ambos os gêneros para sermos seres humanos completos. De fato, não presuma que só existem dois gêneros. Não confunda nossa fluidez com confusão, irresponsabilidade ou incapacidade de ter compromisso. Não iguale promiscuidade, infidelidade ou comportamento sexual inseguro com bissexualidade. Esses são traços humanos que cruzam todas as orientações sexuais. Nada deveria ser presumido sobre a sexualidade de qualquer ume, incluindo a sua".

Bissexualidade se opõe a uma divisão binária

Dito isso, precisamos entender que mesmo que a etimologia da palavra traga o "bi" no seu início, indicando que deveria se remeter a algo binário, a duas coisas, ou, neste caso, dois gêneros ou sexos, não explica essa orientação sexual. A bissexualidade é entendida justamente como uma quebra aos parâmetros de se relacionar exclusivamente com um ou outro sexo/gênero.

O criador de conteúdo Nick Thomás abordou um pouco desse assunto em sua série de vídeos que explica a diferença entre bi e pansexualidade. "Em todos os momentos da história, a bissexualidade era isso: ela era o Outro em relação a uma divisão binária que o sistema impunha. Tinha esse termo, tinha esse (outro) termo e a bissexualidade estava fora disso tudo. Ela sempre fugiu dessa binariedade. Sempre foi sobre isso".

Diferença entre bissexualidade e pansexualidade

Dito isso, entendemos, assim, que ela pode abranger todos os gêneros e sexos. Isso incluí homens, mulheres, pessoas não-binárias ou gênero-fluído etc. Em muitos casos, aprender isso gera até uma certa confusão para quem está familiarizade com a pansexualidade, não é mesmo?

Mas a verdade é que a diferença entre essas duas orientações sexuais se dá mais pela origem de cada uma e como elas representam cada indivídue, do que em suas definições relacionadas à atração sexual ou afetiva. Cada pessoa pode se identificar como bi ou pan, dependendo de como se sinta mais confortável. No entanto, precisamos reforçar que isso não é motivo para criar rivalidade entre es indivídues dessas orientações sexuais e nem disseminar preconceitos contra elas.

Lgbt Lgbtqia GIF - Lgbt Lgbtqia Pansexual GIFs

Muitos ainda caem no erro de achar que a bissexualidade significa se atrair exclusivamente por homens ou mulheres (e ainda cisgêneros!). Mas não existe orientação sexual que exclua pessoas trans. O nome disso é transfobia. Já outres indivídues tentam apagar a pansexualidade alegando que ela só seria uma adaptação dessa outra orientação sexual, em uma tentativa de também excluir a bissexualidade. No entanto, a pansexualidade é legitima e tem seus próprios motivos para ter sido criada.

O que precisamos entender realmente é que existe espaço para todes na nossa sociedade. E quanto mais nos informarmos sobre cada orientação sexual e identidade de gênero, melhor.

sobre
o mesmo tema