Por Izabella Ravizzini
Demi Lovato é mais uma artista que se identifica com o gênero-não binário. A cantora contou a novidade nesta quarta-feira (19), através das redes sociais, levantando mais uma vez a conversa sobre identidade de gênero. Mas, afinal, o que siginifica ser não-binário? Aqui te explicamos tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

Você sabe o que significa ser não-binário, ou gênero neutro? Na madrugada desta quarta-feira (19), a cantora Demi Lovato usou as redes sociais para contar aos fãs que se identifica com o gênero não-binário, assim como Sam Smith, Ruby Rose e Janelle Monáe, levantando uma conversa extremamente necessária. Pessoas não-binárias fazem parte da comunidade LGBTQIA+ mas, em geral, a nossa sociedade ainda não fala tão abertamente sobre a fluidez de gênero. Hoje o Purebreak vai te explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

Não-binário ou gênero neutro: o que é?

Quando nascemos, definem nossos gêneros a partir dos órgãos sexuais: quem tem um pênis é do gênero masculino e quem tem uma vagina é do gênero feminino. Ou seja, nos são "dadas" apenas duas opções - daí o nome binário. Porém, muitas pessoas não sentem que se encaixam nestes dois gêneros, pois a identidade humana é muito mais complexa do que isso. O sexo biológico e a identidade de gênero não são a mesma coisa.

animation thinking gif | WiffleGif

Pode parecer confuso de primeira, mas tente enxergar dessa forma: fora o órgão sexual, todas as outras coisas consideradas "de mulher" ou "de homem" são construções sociais. Portanto, se identificam com o gênero não-binário todas as pessoas que não se limitam à estas construções, que não se enxergam dentro da ideia de homem e mulher na nossa sociedade. Elas não se expressam dentro do "masculino" ou "feminino", pelo contrário, transitam entre os dois e criam outras formas de expressão. Sacou?

Identidade de gênero x orientação sexual

É importante entender também que sexualidade e identidade de gênero não são a mesma coisa. Orientação sexual é sobre por quem você se sente atraído física, sexual ou romanticamente. Identidade de gênero é sobre quem você é e como se enxerga no mundo. A própriaDemi Lovato já falou que é pansexual, o que significa que ela se sente atraída por pessoas de qualquer identidade de gênero. Ou seja, a sexualidade da Demi é pansexual e sua identidade de gênero é não-binária!

460 ideias de Demi Lovato em 2021 | demi lovato, cantores, mulheres

Ser não-binário é a mesma coisa que ser trans?

Os termos se entrelaçam, mas não são necessariamente a mesma coisa. Pessoas transexuais ou transgêneros também não se identificam com o gênero biológico que nasceram. Porém, podem se sentir parte da expressão binária feminina ou masculina. Ou então, também podem simplesmente não se sentir representadas pela binaridade e se identificarem como não-binárias. Como já dissemos, a identidade humana é muito mais complexa e fluida do que as limitações sociais! Ou seja: todos podem ser livres para usar o termo com o qual se identificam mais.

being trans and/or non binary in italy | LGBT+ Amino

E os pronomes não-binários?

Na postagem da Demi, ela comenta que está mudando seus pronomes para "they/them". Muitas línguas já não tem pronomes femininos e masculinos definidos, mas não é o caso do inglês e do português. Mas, então, com qual pronome devemos chamar as pessoas não-binárias? É simples: pergunte! Elas podem escolher com qual pronome gostariam de ser chamadas: o feminino (ela/she), o masculino (ele/he) ou o pronome neutro - em inglês, usam o "they/them", e em português já usam o "elu", ou adicionam a letra "e" e "u" ao final de adjetivos que terminam com "a" e "o". Por exemplo: "nossa, como você está linde hoje!"

Feeling Myself GIFs | Tenor

Fácil, viu? Não se preocupe se você se sentir confuso sobre sua identidade de gênero, ou se cometer erros ao falar com pessoas não-binárias. O importante é aprender, mudar, compreender e respeitar o outro, para que todo mundo se sinta livre para ser quem é!

Demi Lovato
Quem é Jordan Lutes? Conheça o noivo de Demi Lovato, que também é cantor
Demi Lovato e Taylor Swift já ficaram? Semelhanças entre músicas e revelação da cantora levantam teoria
Como Demi Lovato cantou em português com Luísa Sonza? Saiba detalhes da parceria!
Demi Lovato preocupa fãs ao sugerir última turnê da carreira
ver todas as notícias de Demi Lovato Ver + matérias
sobre
o mesmo tema