Por Thais Marques
O feminismo tem ganhado mais força a cada dia e as celebridades não estão ficando de fora. Muitas mulheres da música, cinema e do mundo da fama em geral estão usando sua visibilidade para falar do empoderamento de mulheres. Seja em discursos, canções ou pela internet mesmo, temos uma série de frases que inspiram outras mulheres a enfrentar os desafios diários. Confira 10 delas que foram ditas por famosas!

A palavra empoderamento remete a dar poder a alguém, mas é necessário questionar as estruturas de poder e pensar em políticas para que isso aconteça. O termo é muito discutido, pois algumas teóricas feministas acreditam que o conceito é esvaziado de sentido. Sabemos que o empoderamento não vem de práticas individuais, ele busca a ascensão de um grupo. Mas, fato é que a luta de mulheres tem inspirado muitas outras e a ideologia feminista tem sido repassada de maneira a empoderar a força coletiva feminina. E o mundo da fama não fica de fora!

Muitas famosas estão se posicionando publicamente e, além disso, mostram apoio entre si nos piores momentos desencadeados pelo patriarcado e o machismo. Para provar isso, listamos 10 frases ditas por celebridades interessadas em causas sociais que dão força e levantam questões importantes para o empoderamento feminino. Leia e se inspire com a gente!

1. Emma Watson

Durante um evento da Organização das Nações Unidas (ONU) que marcava sua nomeação como Embaixadora da Boa Vontade, Emma Watson fez um discurso sobre a importância do feminismo e as dificuldades das mulheres. A ocasião também marcava o início da campanha He for She (Eles por Elas). A atriz, já conhecida por se posicionar contra o machismo, teve ótimas falas e destacou a importância do movimento para ambos os gêneros.

"Homens e mulheres deveriam se sentir livres para serem sensíveis. Homens e mulheres deveriam se sentir livres para serem fortes. Está na hora de nós olharmos para as questões de gênero por um espectro maior, ao invés de duas possibilidades opostas".

2. Leigh Anne

A cantora do grupo musical Little Mix demonstrou total apoio à Meghan Markle, após a duquesa revelar que sofria com a pressão causada pela exposição de sua vida. Em entrevista ao programa de Oprah Winfrey, Meghan falou de sua saúde mental e se queixou do racismo que sofreu na Inglaterra. Leigh fez uma postagem em apoio à ex-atriz falando sobre os sofrimentos vividos por mulheres na fama, em especial as que são negras.

"(...) Quando você vira uma figura pública, não existe uma rede de segurança para te proteger do que as pessoas podem dizer de você. (...) Muitas vezes nós desconsideramos as emoções e a força mental das mulheres. Não mais".

3. Beyoncé

Mais 12 razões pelas quais somos apaixonados pela Beyoncé! | MTV Portugal

A cantora já cansou de mostrar que é feminista e inclusive tem uma música que fala diretamente sobre o movimento, "Flawless" (feat. Chimamanda Ngozi Adichie). Ela também é engajada com o movimento negro e, ainda neste ano, chegou a escolher um coletivo de pessoas pretas do Brasil para estrelar sua campanha Icy Park, feita em parceria com a Adidas. As frases de empoderamento são muitas, mas a escolhida é para te fazer levantar a cabeça e seguir sua luta.

"Se você faz parte de um grupo que é chamado de 'outros', um grupo que não tem a oportunidade de ser o protagonista no palco, construa o seu próprio palco e faça com que te vejam".

4. Janelle Monáe

Pynk GIF by Janelle Monáe | Janelle monáe, Beautiful hair, Natural hair  styles

Mesmo não tendo levado a estatueta com o filme "Estrelas Além do Tempo", Janelle Monáe subiu ao palco com a primeira matemática negra da NASA, Ketherine Johnson, que inspirou a história do longa. Durante o discurso no Oscar de 2017, a cantora frisou sobre o apagamento de mulheres, em especial as que são negras. Por conta do patriarcado, a história de personalidades femininas incríveis são desmerecidas, mostrando a importância do feminismo e do empoderamento das mulheres.

"Filmes sobre os grandes feitos de homens e mulheres sempre foram muito populares nos livros de história. Mas nem sempre todos foram incluídos, é por isso que precisamos produzir longas para destacar nomes poucos conhecidos, porque suas histórias devem ser lembradas".

5. Little Mix

O single "Strip", do grupo musical Little Mix é repleto de frases sobre o empoderamento feminino e as integrantes - Jade, Leigh Anne, Jesy e Perrie - realmente sempre se posicionam sobre o assunto. A música foi feita em parceria com Sharaya J e traz uma aula sobre amor próprio para deixar bem longe a pressão estética vivida pelas mulheres.

"Se você tem peitos pequenos, ame eles. Se você tem uma bunda grande, agarre ela. Se você não tem nada, querida, arrase. A vida é sua, vá atrás se você quer".

6. Iza

Quiz Iza: estas afirmações sobre a cantora são verdadeiras ou falsas? -  Purebreak

Iza é uma das personalidades brasileiras que mais estão em ascensão. Desde o início de sua carreira, a cantora fala sobre o empoderamento de mulheres e o racismo. A música "Dona de Mim", por exemplo, conta sobre a independência de mulheres e também sobre sua força. Em entrevista à Folha de S. Paulo, a cantora falou sobre o reflexo de seu trabalho na vida de outras pessoas.

"Meu corpo é meu templo. Fico muito feliz por estar satisfeita e me preocupar por dentro e por fora com ele. De saber que estou incentivando outras mulheres a se amarem também."

7. Ariana Grande

Ariana Grande GIFs - Get the best GIF on GIPHY

A dona do hit feminista "God Is a Woman" - em tradução, "Deus é uma mulher" - já falava do assunto muito antes mesmo do lançamento da música, que aconteceu em 2018. Cansada de escutar as mesmas perguntas sobre sua vida amorosa, a cantora deu uma resposta bem empoderada em forma de desabafo, no ano de 2015. Durante uma entrevista, perguntaram à Ariana se ela mantinha relacionamento com o então integrante da banda One Direction , Niall Horan.

"(...) estou cansada de viver em um mundo onde as mulheres são mais reconhecidas por serem uma propriedade de um homem no passado, no presente e no futuro. Eu não pertenço a ninguém além de mim mesma. E nem você".

8. Taylor Swift

Taylor Swift revela lições de vida que aprender antes de completar 30 anos  - Purebreak

A cantora foi escolhida pela revista Maxim como uma das mulheres mais relevantes do mundo e a questionou sobre como se sente sendo uma das porta-vozes do feminismo. Taylor citou em sua resposta como a misoginia a afeta no mundo da música e trouxe um recado empoderado para que as mulheres continuem apoiando o feminismo.

"Um homem escrever sobre seus sentimentos se mostrando vulnerável é tratado como corajoso; uma mulher escrevendo sobre seus sentimentos se mostrando vulnerável é compartilhar demais e se lamentar. Misoginia está enraizada nas pessoas desde o momento em que nascem. Então, para mim, o feminismo é provavelmente o movimento mais importante que você poderia abraçar, porque é basicamente apenas outra palavra para igualdade".

9. Rihanna

Rihanna concede uma das melhores entrevistas – Agência Intelart de  Publicidade e Marketing Digital Brasília DF |

Rihanna já foi agredida pelo cantor Chris Brown em 2009, quando os dois namoravam. Tendo vivido um dos maiores dramas que uma mulher pode ter dentro de um relacionamento abusivo, a cantora sempre se coloca aberta a contribuir com causas sociais e dá as melhores respostas para perguntas machistas durante as entrevistas. Sua frase de empoderamento feminino fala sobre com o termo representa, na verdade, uma realidade que já é vivida naturalmente pelos homens.

"Mulheres se sentem empoderadas quando elas podem fazer as coisas que supostamente são permitidas só para os homens. O empoderamento quebra limites e fronteiras, é libertador quando você se sente tipo 'nossa, também posso fazer aquilo'".

10. Lady Gaga

Lady Gaga (antigo fixo) - Artistas - BCharts

Lady Gaga também é uma celebridade que se esforça para apoiar outras mulheres. Quando Kesha estava em um difícil processo no qual acusava seu antigo produtor de estupro, a cantora se solidarizou e testemunhou a favor da amiga. Quando a veracidade da acusação foi questionada, Gaga fez questão de dizer que a palavra da vítima já era suficiente. Em 2018, a cantora foi homenageada como uma das mulheres do ano em evento da Revista ELLE e se emocionou ao discursar. Veja um dos trechos de sua fala:

"(...) o que realmente significa ser uma mulher em Hollywood? Nós não somos apenas objetos para entreter o mundo. Nós não somos simplesmente imagens para trazer sorrisos ou caretas para os rostos das pessoas. Nós não somos membros de um concurso de beleza gigante. Nós, mulheres de Hollywood, somos vozes! Temos pensamentos e ideias profundas, crenças e valores sobre o mundo, e temos o poder de falar e sermos ouvidas e reagir quando somos silenciadas".

sobre
o mesmo tema