Apaixonada por livros, séries e restaurantes com comida diferente. Libriana e curiosa, poderia passar horas pesquisando sobre os mais diferentes assuntos. Poucas coisas me fazem tão feliz quanto correr na praia, ir para um barzinho e comer um docinho após o almoço.
Muitas vítimas de gaslighting não percebem que estão sofrendo manipulação porque pode ser muito sutil. Veja quais são as frases tóxicas mais usadas por pessoas manipuladoras.

Você sabe o que gaslighting? Trata-se de uma forma de manipulação que faz a outra pessoa duvidar dos seus sentimentos, opiniões e atitudes. O gaslighter distorce, inventa ou até omite situações com o objetivo de fazer a outra pessoa se questionar e passar a concordar com ele. É um comportamento comum em relacionamentos tóxicos, quando um dos parceiros tenta ganhar poder e obter o controle do relacionamento. A vítima do gaslighting fica com a autoestima prejudicada e pode até desenvolver ansiedade ou depressão.

O pior de tudo é que esse comportamento costuma ser realizado de forma bem sutil e, por isso, muita gente não percebe que está sendo vítima. A psicóloga Cortney Warren, especializada em traumas e relacionamentos em Harvard, fez uma lista de frases tóxicas que costumam ser usadas por quem pratica gaslighting. Além disso, ela também indicou como a vítima pode reagir ao ouvir essas manipulações. Veja a seguir!

1) "Você está louca!"

Os gaslighters tentam de desmerecer e uma das formas mais clássicas de conseguir isso é te fazendo duvidar da sua sanidade. "Você está louca", "você é maluca" e "você está viajando" são algumas das frases tóxicas que os gaslighters usam para prejudicar sua perspectiva de si mesma.

Como responder a isso?

"Não questione minha capacidade de pensar, por favor" / "Essa é a realidade para mim, mesmo que você não concorde".

2) "Você está exagerando"

Dos mesmos criadores de "você está louca", existe o "você está exagerando". Esse um jeito clássico que o gaslighter arranja para te fazer acreditar que seus sentimentos não tem fundamento e são apenas fruto de drama.

Como responder a isso?

"É assim que me sinto, mesmo que você não concorde"/"Por favor, não julgue meus sentimentos, pois eles são meus e não são o assunto do debate".

3) "Você que me fez fazer isso"

Um comportamento típico do gaslighter é tentar jogar a culpa para cima de você. Essas pessoas não querem assumir a responsabilidade dos seus erros e transferem toda a culpa para a outra pessoa. É algo muito comum principalmente quando o gaslighter sabe que está "perdendo" a discussão e as coisas não saem como planejado.

Como responder a isso?

"Eu não posso te obrigar a fazer nada" / "Seus comportamentos são reflexos das suas escolhas e não tem nada a ver com as minhas".

4) "Eu só estava brincando"

É típico dos gaslighters fazer comentários maldosos e depois minimizar falando que "só estava brincando". Essa é uma forma sutil de minimizar os sentimentos da vítima, pois faz com que ela pense que está sempre exagerando e sendo sensível demais, quando, na verdade, tem todo direito de não gostar de ouvir comentários maldosos.

Como responder a isso?

"Você pode ter achado engraçado, mas esse comentário feriu meus sentimentos" / "Não pareceu que você estava brincando e eu gostaria que não falasse mais comigo desse jeito".

5) "Só estou dizendo isso porque te amo"

Em um relacionamento saudável, é ótimo que os parceiros sejam sinceros um com o outro porque realmente se amam. Porém, quando a frase "só estou dizendo isso porque te amo" vem depois de algum comentário grosseiro ou abusivo, isso com certeza não é reflexo do amor. É apenas uma forma de te diminuir e te fazer se sentir mal consigo mesma.

Como responder a isso?

"Não gostei da maneira como você falou comigo, mesmo que você me ame" / "Não é assim que eu quero que você demonstre seu amor".

6) "O verdadeiro problema é..."

Os gaslighters não querem ser o foco de um problema, então é comum que eles mudem de assunto no meio da discussão para desviar a atenção de si mesmos. Assim, eles focam em outra questão para que vocês não falem sobre o erro dele.

Como responder a isso?

"Não mude de assunto, por favor" / "Acho que você não está querendo entender como você está contribuindo para esse problema".

7) "Você é uma pessoa difícil, todo mundo sabe"

Um comportamento típico do gaslighting é fazer a vítima acreditar que todo mundo tem a mesma opinião sobre ela. O gaslighter diz que "todo mundo sabe" ou "todo mundo diz" que você é difícil, dramática, exagerada... é uma forma de fazer que você está sozinha e ninguém mais vai te aturar se você não mudar, pois todo mundo te vê da mesma forma que ele está dizendo.

Como responder a isso?

"Você pode falar por si mesmo, mas não pelas outras pessoas" / "O que eu ouvi dizer é que você me acha difícil, então vamos manter o foco nisso".

sobre
o mesmo tema