Por Izabella Ravizzini
Ao longo dos anos, as mulheres foram privadas de vários direitos básicos, e tiveram que conquista-los através de muita luta. Porém, até para quem se considera feminista, muitos marcos dessa trajetória ainda são desconhecidos. Será que você sabe dizer quando alguns direitos das mulheres foram conquistados? Você pode se surpreender!

Em março, comemoramos o Mês da História da Mulher - você já deve saber que o Dia Internacional da Mulher é 8 de março - mas a conscientização da luta feminina deve ser feita todos os dias. Afinal, o 8M não é sobre flores ou simplesmente elogiar as mulheres: é sobre a conquista de direitos na sociedade. A trajetória do feminismo no Brasil e no mundo é longa, e ainda temos muito caminho pela frente. Nós sabemos bem que a igualdade entre homens e mulheres ainda está longe de ser uma realidade concreta, né?

Girl Power Patriarchy GIF by ABC Network

É claro que a luta das mulheres já conquistou muita coisa, mas ainda existe um certo apagamento histórico sobre isso. É só pensar: quantas conquistas femininas você estudou na escola? E destas, quantas você lembra? Bom, como o Purebreak é expert em trazer informação de um jeitinho único, viemos te desafiar a lembrar quando as mulheres brasileiras conquistaram alguns dos seus direitos mais importantes neste quiz. Vamos lá?

Qual é a importância do feminismo na conquista de direitos?

Muitas pessoas ouvem a palavra "feminismo" e acham que é um monstro de sete cabeças, e o mito do "ódio ao homem" tomou conta de várias fake news sobre o movimento. Mas, na verdade, o feminismo apenas busca a equidade entre mulheres e homens na sociedade. O que isso significa? Que o feminismo é um movimento liderado e protagonizado por mulheres, que procura lutar pelos direitos civis e sociais femininos. O objetivo é que mulheres tenham as mesmas oportunidades sociais, econômicas e políticas que os homens sempre tiveram. Isso inclui, claro, a luta contra as violências físicas, sexuais e verbais que as mulheres sofrem até hoje.

What TV Shows Get Right (and Wrong) About Sexual Assault | Girls Inc

Por isso, o movimento feminista foi tão importante para que todos estes direitos tenham sido conquistados - e que muitos outros ainda sejam. Vale lembrar que, em muitos países, meninas ainda não têm acesso à educação, mulheres não têm direito ao trabalho e ao próprio dinheiro, o estupro é permitido por lei em certos casos... E as mulheres pretas e não-brancas, no geral, são as mais afetadas pela falta de direitos civis. É necessário que a luta pelos direitos femininos continue, para que as meninas do futuro tenham uma sociedade mais justa.

sobre
o mesmo tema