Rahabe Barros Editora
Libriana, boa de papo e apaixonada por reality show. Louca por gatos, não vivo sem café e com planos de dar uma volta ao mundo são outras curiosidades ao meu respeito. Após 10 anos, sigo encantada pelo jornalismo e por essa evolução diária da comunicação
No último ano, durante a pandemia do coronavírus, diversos famosos abriram uma janela para falar abertamente sobre saúde mental e o que tá acontecendo na vida real. É importante que todos, não apenas quem tem alcance, tente mostrar verdadeiramente como forma de apoiar uns aos outros por que não está fácil. O Purebreak listou 8 artistas que falaram abertamente sobre suas lutas. Acompanhe!

AVISO: gatilho e conteúdo sensível.

Desde o início da pandemia de Covid-19, a saúde mental passou a ser um assunto tratado com muito mais seriedade e preocupação por todo o mundo. O cenário pandêmico impactou muito nas emoções das pessoas, que começaram a compartilhar suas batalhas contra problemas como ansiedade e depressão pelas redes sociais.

No mundo dos famosos, diversos artistas falaram abertamente a fim de ajudar seus fãs a lidarem com as emoções positivas e negativas. Em junho deste ano, Ariana Grande se aliou ao serviço de terapia online Betterhelp e doou R$ 5 milhões para incentivar os jovens a cuidarem de sua saúde mental com sessões gratuitas.

OMS define o que é saúde mental

Pelas definições da Organização Mundial de Saúde (OMS), a saúde mental é "um estado de bem-estar em que o indivíduo percebe suas próprias habilidades, pode lidar com as tensões normais da vida, pode trabalhar de forma produtiva e frutífera e é capaz dar uma contribuição para sua comunidade".

Dentre os problemas que existem, os mais frequentes são os de ansiedade, depressão, stress continuado, dependência química, perturbações psicóticas, como a esquizofrenia, atraso mental e demências. É necessário saber procurar ajuda quando identificar que você está tendo dificuldades em lidar com conflitos, perturbações, mudanças importantes em sua vida e até mesmo alguns traumas.

Famosas falam abertamente sobre saúde mental

A saúde mental abalada compromete todo o ser humano, incluindo aqueles que estão pelos holofotes. O Purebreak listou alguns famosos que falaram abertamente sobre o assunto.

1 - Demi Lovato

Demi Lovato sempre falou abertamente sobre a conscientização da saúde mental e de como sua própria jornada serviu de exemplo para a recuperação de outras pessoas. Elu segue na no tratamento de transtorno bipolar, depressão, bulimia e dependência, tudo abordado nos documentários "Beyond Silence" e "Simply Complicated". "Esta vida é uma jornada com muitos altos e baixos, mas você não pode desistir", declarou.

2- Lizzo

Quando pensamos em Lizzo, logo associamos a cantora ao empoderamento e amor-próprio, não é mesmo? Mas, assim como todo ser humano, a artista também teve suas lutas. Recentemente, ela foi alvo de comentários racistas e gordofóbicos depois do lançamento de "Rumors", mas antes mesmo do lamentável episódio ela disse se sentir triste e com dificuldade em encontrar alguém para falar sobre seu problema.

"Você sabe aquela tristeza que faz você sentir como se fosse um fardo para todos que estão por perto? Você se sente irritante e acha que ninguém se importa com você? Podemos nos livrar disso? Não quero mais me sentir assim! Quero sentir que tenho alguém para conversar, que as pessoas se preocupam comigo! Eu sou amada e não estou sozinha. É assim que quero me sentir mas não me sinto", desabafou em entrevista.

3 - Zayn Malik

Zayn Malik quebrou tabus ao revelar sobre seu transtorno alimentar, o que muitos acreditam que o problema afeta apenas mulheres. A revelação aconteceu depois de deixar o One Direction, quando lançou sua autobiografia e ele superou com a ajuda de sua mãe.

"Eu não sentia que tinha controle sobre qualquer outra coisa na minha vida, mas comida era algo que eu podia controlar, então eu fiz. Voltei para o Reino Unido e passei algum tempo com minha mãe e fiz um TLC, e ela me cozinhou e eu entrei em contato, mentalmente, com muitas das coisas que havia perdido", contou.

4- Shawn Mendes

Shawn Mendes travou uma luta contra a ansiedade. O namorado de Camila Cabello falou mais abertamente sobre o problema de saúde pela letra da música "In My Blood". "Falar sobre o problema, divulgá-lo, foi uma das coisas mais assustadoras que eu já fiz. Eu ainda luto com isso, mas... estamos todos juntos nisso", disse.

5- Luísa Sonza

Desde que começou sua carreira, Luísa Sonza se tornou vítima de constantes ataques de haters. Ao romper o casamento com Whindersson Nunes, a dona do álbum "Doce 22" viu tudo sair do controle quando recebeu ameaças e foi culpada pela morte do filho do ex-marido.

Para restaurar sua saúde mental, Luísa Sonza se isolou e procurou ajuda de profissionais fora do Brasil, se afastando das redes sociais. "Não sei quando vou voltar a mexer na internet como era antes, aquela coisa todo dia, o dia inteiro, como uma jovem qualquer. Depois dessas últimas ameaças, não vejo mais sentido em ter que ver tudo isso", declarou. Como resultado de tanto ódio, a cantora acabou dando um fim em seu namoro com Vitão em agosto.

6 - Marina Ruy Barbosa

No caso de Marina Ruy Barbosa, a atriz ficou bastante abalada com o atual cenário social e político do Brasil e do mundo, em meio a pandemia do coronavírus. O fato da "a vida ter ficado mais devagar" assustou a ruiva.

"Todo mundo está tentando ser forte, cada um da sua maneira, mas espero que depois que tudo isso passar a gente aprenda com o que está acontecendo, que todo mundo se torne pessoas melhores, que a gente tenha mais empatia, ajude mais das pessoas, que a gente cuide mais do planeja que a gente vive, fazer mais coisas no dia a dia e que possa mudar outras pessoas", refletiu.

7 - Whindersson Nunes

Não faz nem muito tempo que Whindersson Nunes levantou debate sobre a importância de cuidar da saúde mental na internet. O assunto foi comentado por ele ao falar do fim do noivado com Maria Lina e recordar a morte de seu filho, João Miguel, que não resistiu ao nascer de forma prematura.

"Nem todo mundo sabe lidar com tudo, nem eu. Prometi que seria alguém e não consegui ser. Sei dos meus milhares de defeitos e a gente tem que saber a hora de retirar pra não fazer mal a alguém [...] Vamos estar sempre ligados, por um anjo que Deus deu, um anjo que veio pra impactar de todas as formas. Um dia também espero entender tudo isso, e me reerguer", escreveu ele, que já travou luta contra a depressão.

8 - Bruna Marquezine

Bruna Marquezine sofreu muito pela pressão estética quando apareceu mais magra pelas redes sociais. A atriz da Netflix revelou já ter lidado com a depressão anteriormente: "Eu sei como é não se aceitar, não se sentir bem com o seu próprio corpo. Não falei só pensando em mim, pensei na minha geração e no meu público, porque eu sei que muitas meninas passam por isso. (...) Descobri muitas amigas que sofreram ou que estão sofrendo o mesmo distúrbio que eu tive".

Assim como milhares de pessoas, Bruna Marquezine também não teve forças para ir adiante sozinha. Ela encontrou apoio em sua família e em amigos que entenderam o que estava acontecendo. Neste setembro amarelo, o Purebreak reforça que não há vergonha em pedir ajuda e sobre a importância de encontrar tratamentos ideais para conseguir estar saudável mentalmente e fisicamente.

sobre
o mesmo tema