João Maturana Estagiário
De sangue 100% escorpiano, João é filho do divórcio de Taylor Swift e Harry Styles e se encontrou no mundo da cultura pop.
O Halloween é celebrado no dia 31 deste mês. Por isso, outubro é o mês perfeito para aproveitar e assistir todos aqueles filmes de terror que você está esperando para ver há tempos. Seja com es amigues, com a família ou até sozinhe, levar uns sustos no escuro é uma experiência única. Melhor ainda quando descobrimos que tudo aquilo aconteceu de verdade. Veja 10 longas de terror baseados em fatos reais!

Há diversos filmes de terror que dão muitos sustos, nos deixam sem dormir e fazem com que fiquemos com medo por um grande tempo. Mas tudo isso se torna muito pior quando descobrimos que eles foram baseados ou inspirados em fatos reais. Ou seja, tudo aquilo pode acontecer com você MESMO. Para comemorar o Halloween, que já está chegando, o Purebreak reuniu 10 títulos do gênero nesse estilo. Desde "Invocação do Mal" até "O Exorcismo de Emily Rose". Confira!

1 - "Invocação do Mal"

The Conjuring GIF - The Conjuring Vera Farmiga Patrick Wilson GIFs

A franquia "Invocação do Mal" é baseada nos casos sobrenaturais investigados por Ed e Lorraine Warren, que existiram na vida real. A série de filmes chegou a dar origem a spin-offs, como "Annabelle" e "A Freira". E o primeiro título a ser lançado tratou do caso envolvendo a família Perron, que alegava ser assombrada por um espírito maligno.

Com mais fidelidade ou menos, os longas retratam de forma fictícia casos reais contados pelo Casal Warren. Em 2021, uma terceira produção da franquia foi lançada. Intitulada "A Ordem do Demônio", a história é sobre um jovem que cometeu um assassinato, mas alega ter sido possuído por um demônio. Ed e Lorraine tentam provar isso e defender a inocência do garoto para um tribunal.

2 - "Horror em Amityville"

Amityville GIF - Amityville GIFs

Também inspirado em um caso investigado pelos Warren, o filme de 1979 mostra um casal que se muda com seus filhos para uma casa nova. Mas eles não sabem que no lugar aconteceu um grande assassinato. Ronald DeFeo Jr, alguns anos antes, teria matado seus pais e quatro irmãos a tiros. Então, a família começa a ser assombrada pelos eventos sombrios que acontecem na casa, levando George (James Brolin) a virar uma grande ameaça para todos eles.

A trama é baseada no livro escrito por Jay Anson, que retrata um fato bem similar. A obra deu origem a diversos filmes com a mesma temática, mas a veracidade da história é questionada até hoje pelos descrentes.

3 - "Evocando Espíritos"

Kyle Gallner Matt Campbell GIF - Kyle Gallner Matt Campbell Haunting In Connecticut GIFs

"Evocando Espíritos" é outro longa baseado em uma investigação do Casal Warren. No filme, a família Campbell se muda para Connecticut com o intuito de ficar mais perto do hospital especializado que trata seu filho doente. Mas logo descobrimos que o lar já abrigou uma funerária onde ocorriam terríveis experimentos. A criança com câncer, então, começa a ser assombrada pelos espíritos que vivem na casa.

4 - "O Exorcista"

O Exorcista – 1973 | Wiki | Terror: Under The Bed Amino

Em "O Exorcista", acompanhamos as tentativas de expulsar um demônio do corpo de uma jovem menina. A trama é baseada no diário do padre que realizou as sessões de exorcismo em um garoto de 13 anos. De acordo com ele, durante as orações pela libertação da criança, era possível ver móveis se movendo sozinhos e uma distorção na voz e no corpo do menino. Bizarro!

5 - "O Massacre da Serra Elétrica"

Texas Chainsaw GIF - Texas Chainsaw Massacre GIFs

"O Massacre da Serra Elétrica", um dos títulos de terror mais conhecidos, também é inspirado em eventos reais. No longa, uma família de assassinos canibais mata vários jovens. Leatherface (Gunnar Hansen), o principal dos criminosos, usa uma motosserra para cometer a chacina. Mas a história em que o filme foi baseado na verdade era sobre o criminoso Ed Gein, um famoso serial killer que armazenava a pele do rosto de suas vítimas.

6 - "Psicose"

Psycho GIF - Shower Psycho Scream GIFs

Assim como "O Massacre da Serra Elétrica", "Psicose" também foi inspirado nos crimes de Ed Gein. O assassino foi criado só por sua mãe, uma mulher controladora e religiosa, que achava que todas as outras mulheres eram prostitutas. Depois da sua morte, Gein começou a roubar corpos no cemitério para usar suas partes como máscaras, revestimento de móveis, enfeites e até acessórios.

7 - "Os Estranhos"

The Strangers Doll Face GIF - The Strangers Doll Face Pin Up Girl GIFs

Já "Os Estranhos", mostra um casal que fica em uma casa isolada depois de voltar de um casamento e acaba sendo surpreendido por uma invasão de desconhecidos que escondem seus rostos com máscaras horripilantes.

O diretor do longa, Bryan Bertino, revelou que a inspiração pra fazer esse filme foi uma série de arrombamentos que aconteceram no seu bairro quando era mais novo e também os grandes assassinatos liderados por Charles Manson.

8 - "Tubarão"

Shark Pop Up GIF - Shark Pop Up Chumming GIFs

Em "Tubarão", vemos um grande tubarão branco de 25 metros aterrorizar a cidade de Armity Island, assassinando a população local. Ele foi baseado na série de ataques de tubarões que aconteceu em Nova Jersey em 1916. Na ocasião, durante um período de 12 dias, cinco pessoas foram atacadas e quatro morreram. Alguns dias depois, abateram um tubarão de sete metros de comprimento que continha restos humanos no seu estômago.

9 - "A Hora do Pesadelo"

Freddy GIF - Freddy GIFs

A história real que inspirou "A Hora do Pesadelo" não conta com uma entidade maligna que mata pessoas enquanto dormem. Mas o diretor Wes Craven afirmou que a ideia para o longa surgiu de um artigo do Los Angeles Times que falava sobre uma família que sobreviveu aos campos de extermínio no Camboja e escapou para os Estados Unidos. Um dos jovens tinha medo de dormir porque acreditava que "a coisa que o perseguia o mataria", então ele passou dias acordado.

Quando finalmente dormiu, seus pais ouviram gritos no meio da noite e o garoto havia morrido no meio de um pesadelo.

10 - "O Exorcismo de Emily Rose"

Exorcism of emily rose GIF - Conseguir o melhor gif em GIFER

A história real de "O Exorcismo de Emily Rose" gira em torno de uma jovem alemã chamada Annelise Michel que foi diagnosticada com epilepsia ao apresentar sintomas de possessão demoníaca aos 16 anos. Então, dois padres começaram a realizar sessões de exorcismo para salvar a garota, que veio a falecer. Eles logo foram acusados pela sua morte, por terem proporcionado inanição e anemia para a jovem.

sobre
o mesmo tema