Jornalista e entusiasta do pop, posso escrever o dia todo sobre Taylor Swift ou BLACKPINK, enquanto maratono minhas séries preferidas.
Celebramos o Dia Mundial do Veganismo nesta terça-feira (1º)! A data foi criada pela instituição The Vegan Society e tem como objetivo incentivar o debate sobre o veganismo - e a importância de torná-lo acessível para mais pessoas, de diferentes culturas e classes. O Purebreak separou 5 vantagens de ter um estilo de vida mais vegan e como aderir, aos poucos, ao movimento!

O veganismo tem crescido cada vez mais, com adesão de famosos e influenciadores de todo o mundo. E não é para menos! Um estilo de vida com maior foco em produtos e alimentação vegana traz diversas vantagens, tanto para o mundo, quanto para o nosso próprio corpo.

Nesta terça-feira (1º), é comemorado o Dia Mundial do Veganismo, criado por Louise Wallis, que foi presidente da The Vegan Society. Na data, muites veganes aproveitam para explicar alguns conceitos do movimento e trazer maior conscientização sobre o tema.

Se você não aderiu totalmente ao vegatarianismo ou veganismo não precisa, nem deve, se jogar no estilo de forma radical. É possível ir aos pouquinhos, contando com ajuda de nutricionistas e profissionais qualificados. Assim, você já começa a fazer a sua parte, com mais consistência e segurança.

O Purebreak separou 5 vantagens do estilo de vida vegano para te convencer a dar uma chance ao movimento, com um passinho de cada vez!

1. Ajuda no combate à violência animal

Esse é uma das vantagens mais claras, né? O veganismo vai além da alimentação, se preocupando com produtos que usam ingredientes de origem animal ou testam em bichinhos, entre várias outras coisas. Assim, você pode começar a dar prioridade para itens de make e skincare que têm selo vegano e garantem a proteção dos animais em toda sua produção. Pode parecer um passo pequeno, mas já faz grande diferença e é uma ótima sensação saber que você está ajudando na proteção da causa!

2. Auxilia na preservação do meio-ambiente

Ao adotar hábitos vegetarianos ou veganos você também está ajudando diretamente na preservação do meio ambiente e no controle do aquecimento global. Uma pesquisa da Oxford apontou que cortar carne de animal e produtos variados do leite pode reduzir a pegada de carbono do indivíduo - ou seja, quanto ele ajuda a emitir para o mundo - em até 73%. Além disso, outros estudos apontam na ligação entre os movimentos e a maior economia de água, que é muito usada pela indústria da pecuária.

vegan gifs | WiffleGif

3. Maior autoconhecimento

Quando você começa a dar os primeiros passos no mundo do veganismo, você começa a olhar as coisas de outra forma. Afinal, é preciso analisar, com mais cuidado, de onde vem o alimento que você coloca no prato, como foi produzido a sua base de maquiagem e várias outras coisas. Com isso, é possível também entender melhor como funciona o seu organismo, o que faz mais sentido na sua rotina e, principalmente, ter maior conhecimento sobre o que você coloca dentro do seu corpo, na sua pele e pela sua casa.

4. Melhoras na sua saúde

Você pensou que só o meio-ambiente e os animais se beneficiariam do estilo vegano? Além da sua consciência, o seu próprio organismo também pode ser mais saudável com alguns hábitos chaves. De acordo com o Vegan Business, pessoas que têm práticas veganas têm menos chances de desenvolver Diabetes Tipo 2, tem menos doenças cardiácas e podem ter o índice de colesterol ruim menor. Porém, vale destacar que tudo isso é feito a partir de uma alimentação equilibrada e saudável!

5. Expande o paladar

Já falamos que o veganismo é muito mais do que comida, mas a alimentação é uma parte bem importante do estilo. E quando você se "restringe" nesse aspecto, evitando ingredientes muito presentes por aí - queijo, ovo, leite -, é preciso ter mais criatividade na hora de montar os pratos. Com isso, você pode conhecer e acrescentar na dieta ingredientes que nunca pensou em provar, se maravilhar com novos pratos e trocar receitas com amigues que também aderiam ao estilo.

E aí, já pensou em ter uma vida mais vegana? Apenas algumas ações no dia a dia podem ter um grande impacto no mundo!

sobre
o mesmo tema