Por Izabella Ravizzini
H.E.R. está conquistando o seu espaço entre os artistas mais importantes desta geração. A cantora chamou a atençaõ do público ao ganhar o prêmio de Canção do Ano no Grammy Awards 2021, com a poderosa faixa "I Can't Breathe" - que veio em forma de protesto pelas vidas pretas perdidas para a violência policial. Jovem, preta, engajada e mega talentosa, a cantora merece demais a sua atenção!

No último domingo, (14) H.E.R. recebeu o Grammy de Canção do Ano, um dos prêmios mais importantes da noite, desbancando nomes considerados favoritos - como Beyoncé, Billie Eilish e Taylor Swift. Como se não bastasse, nesta segunda (15), a cantora-compositora recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Canção Original, com a música "Fight For You", do filme "Judas e o Messias Negro". H.E.R. tem tudo para ser aclamada, e se você ainda não conhece a carreira dela, estamos aqui para mudar isso. Selecionamos 9 vídeos que mostram bem que tipo de artista H.E.R. é, e você com certeza vai se apaixonar. Vem conferir!

Tudo revelado

Gabriella Sarmiento Wilson, seu nome de batismo, tem apenas 23 anos, mas já coleciona conquistas e é dona de um talento impressionante. O nome artístico H.E.R. é uma abreviação para "Having Everything Revealed" ("Ter Tudo Revelado", em tradução livre), e a artista realmente leva esse lema para seu trabalho.

Um bom exemplo é a letra da música "Hard Place", que fala de um momento delicado dentro de um relacionamento. H.E.R. coloca seus sentimentos mais delicados nas músicas, o que faz as pessoas se identificarem muito com suas histórias cantadas.

Aclamação dos colegas e primeiros Grammys

No Rock in Rio 2019, H.E.R. se apresentou no Palco Mundo no mesmo dia que P!nk, Anitta e Black Eyed Peas, chamando mais atenção do público brasileiro. Mas a carreira da cantora já estava bombando: em 2016 ela lançou seu primeiro EP, o "H.E.R. Vol. 1", que chamou a atenção de artistas como Usher, Alicia Keys e Rihanna.

Em 2017, ela lançou o "H.E.R. Vol. 2" e a compilação dos dois EPs no álbum "H.E.R." - e foi com este álbum que a cantora conquistou suas primeiras 5 nomeações ao Grammy, e seus 2 primeiros prêmios, em 2019. A faixa "Focus" é uma das que mais se destaca no projeto: foi a primeira da carreira da H.E.R. a conquistar o topo do Billboard Adult R&B.

Parcerias de sucesso

"Best Part", parceria com Daniel Caesar, já é bem conhecida por aqui. A música venceu o Grammy de Melhor Performance de R&B em 2019, no mesmo ano em que o álbum "H.E.R." ganhou por Melhor Álbum de R&B.

Outro feat. que bombou na carreira de H.E.R. foi "Could've Been", com Bryson Tiller. A química dos dois é maravilhosa, e a faixa garantiu duas indicações ao Grammy 2020 nas categorias de R&B, apesar de não ter vencido.

Cantora, compositora e multi instrumentista

Se tem algo que ninguém pode negar, é o quanto H.E.R. é talentosa. Ela é realmente uma artista completa: canta, assina a composição de suas músicas e toca cinco instrumentos. H.E.R. já demonstrou a sua capacidade e versatilidade várias vezes, e as performances ao vivo são mesmo de tirar o fôlego. Ela arrasou no piano nesta performance de "A Song For You", para o VH1, e impressionou qualquer fã do Prince tocando guitarra no seu cover do clássico "Purple Rain".

Uma artista que nunca se cala

Apesar de evitar muitas exposições e a "vida de celebridade", H.E.R. nunca escondeu a sua voz. Como uma artista preta, ela não se cala em situações de injustiça, e deixa bem claro os seus posicionamentos através de suas músicas e apresentações. Em uma das performances mais poderosas da carreira, "Lord Is Coming" no BET Awards de 2019, H.E.R. fez um discurso cantado criticando o sistema político social que vivemos. "Eu nunca mais li as notícias, é difícil não se sentir sem esperanças quando ninguém nota que a explosão veio de um homem cuja a arma legal estava carregada". É de arrepiar!

"Não posso respirar"

Claro que não poderíamos deixar de falar de "I Can't Breathe", faixa que garantiu seu mais recente Grammy, o primeiro nas categorias gerais. A música, lançada em meio aos protestos do Black Lives Matter, foi uma forma de homenagem a George Floyd, Breonna Taylor e tantas outras vidas pretas que foram vítimas da brutalidade policial. "Não posso respirar", a frase que titula a música, foi uma das últimas coisas que George Floyd disse antes de morrer.

Indicada ao Oscar

Ela é poderosíssima: nesta segunda (15), H.E.R. conquistou sua primeira indicação ao Oscar na categoria Melhor Canção Original. A faixa "Fight For You", do filme "Judas e o Messias Negro", também foi indicada ao Golden Globe Awards e ao Critics Choice Awards. Não restam dúvidas de que H.E.R. é um dos próximos grandes nomes desta geração de músicos!

sobre
o mesmo tema