Jornalista e entusiasta do pop, posso escrever o dia todo sobre Taylor Swift ou BLACKPINK, enquanto maratono minhas séries preferidas.
"Doce 22", segundo álbum de Luísa Sonza, estreia neste domingo (18). Depois de adiar o lançamento, o trabalho chega no dia em que a cantora completa 23 anos. Em entrevista, Luísa explicou seu processo de criação, o que esse novo álbum significa para ela e como se encontra agora - emocional e espiritualmente. Confira a seguir!

Luísa Sonza lança, neste domingo (18), o segundo álbum de sua carreira, "Doce 22". Com 14 faixas, a cantora - que também compôs, dirigiu e produziu o disco - nos mostra um pouco sobre como foi sua vida nesse último ano. Além disso, as faixas "VIP *-*" e "melhor Sozinha :-)-:" ganharam clipes, disponíveis às 23h55.

Quem for conferir no Spotify, vai reparar ainda que o álbum ganhou uma versão Enhanced, com vídeos explicativos e visuais específicos. É a primeira vez que um artista brasileiro faz essa parceria com a empresa.

A nova data de lançamento, que teve que ser adiada anteriormente, não foi à toa. Dia 18, às 23h55, Luísa Sonza completa 23 anos. "Queria falar tudo o que estou falando nessas músicas antes de entrar no novo ciclo. Vou estar ali, soltando todas as energias deste ano que foi doido e incrível. O melhor e o pior da minha vida", afirma a artista, que colaborou com grandes nomes da música brasileira, como Lulu Santos, Ludmilla e Jão.

Em coletiva, realizada na última quinta-feira (15), a cantora falou sobre todo o processo de criação de "Doce 22", medo em relação ao lançamento e o que podemos esperar para o seu futuro. Confira!

Luísa Sonza ainda se recupera de todo o hate que recebeu no último ano
Luísa Sonza ainda se recupera de todo o hate que recebeu no último ano

Luísa Sonza está em processo de recuperação

Os últimos anos não foram fáceis para Luísa Sonza e a cantora não esconde isso. Ao ser perguntada se está bem, é sincera: "Não vou mentir e dizer que estou ótima. Eu estou lidando com minha depressão, meu pânico, minha ansiedade. Eles não sumiram, nem vão sumir de uma hora para outra", revela.

Em maio, a artista se afastou das redes sociais, após ataques de ódio encherem suas mensagens e comentários. Na época, muitas pessoas culparam Luísa pela morte prematura do filho de Whindersson Nunes. Apesar do medo de se expor à mais críticas, "Doce 22" é um desabafo necessário.

No teaser da faixa "INTERE$$EIRA", por exemplo, vemos a cantora sendo internada em uma instituição em 29 de abril - dia em que anunciou a separação do ex-marido. O vídeo foi uma forma de deixar claro para os fãs sua mensagem. "Não é um álbum visual, mas quis colocar a identidade de cada música na divulgação da tracklist, para as pessoas entenderem o universo e ligarem a letra com a imagem", explica a artista.

"Doce 22" mostra uma Luísa vulnerável

O álbum é dividido em duas partes: as primeiras sete faixas, todas com nome em capslock, têm batidas animadas, com um estilo "mais pé na porta", como diz a artista. O Lado B é mais emotivo, com as palavras em letras minúsculas. No meio, a oitava faixa "INTERlude :(", expõe e divide essa dualidade de "Doce 22".

A parte em comum dos dois lados é a vulnerabilidade, inédita em sua carreira tão bem planejada. "Nunca me expus assim. Foi um processo muito inconsciente, eu não programei nada. Falo do que eu quero, seja na música '2000 s2', que é sobre sexo, ou 'melhor sozinha :-)-:', que é sobre amor. É tudo sem filtro e muito sincero. Não é a Luísa Sonza, é a Luísa Gerloff Sonza. E isso é muito assustador", confessa a jovem.

O Lado B, formado pelas faixas "melhor sozinha :-)-:", "fugitivos :)", "penhasco.", "caos/flor ***", "o conto dos dois mundos (hipocrisia)" e "também não sei de nada :D", teve um peso emocional um pouco maior durante a produção. "Eu chorei escrevendo todas as músicas do Lado B. A maioria das faixas eu escrevi no chão, bem canceriana e intensa", lembra a artista.

Mas Luísa Sonza admite que, apesar do receio em se expor dessa maneira, o alívio que sentiu enquanto estava fazendo o "Doce 22" permanece. "No estúdio eu me senti completa. Cada instrumento era o que eu estava sentindo em meu coração. Agora o álbum tá pronto, vou colocar pro mundo. Ele precisa ser lançado, é o que diz minha intuição. E toda vez que segui meu coração, deu certo".

Luísa é cantora, produtora, roteirista e diretora em "Doce 22"
Luísa é cantora, produtora, roteirista e diretora em "Doce 22"

Luísa se arriscou como produtora

Em "Doce 22", Luísa Sonza deu um passo além como artista, produzindo grande parte do disco. Essa novidade veio de sua necessidade de expressar seus sentimentos. "Nem tudo pode ser dito em palavras, às vezes temos que falar em uma nota musical ou em um timbre. Todos os produtores me permitiram, me ensinaram e me escutaram. Às vezes eu não sabia o termo técnico, mas sabia o que queria fazer", afirma Luísa.

Além de se aventurar na produção das músicas e direção criativa dos clipes, Sonza recebeu convidados especiais no disco, incluindo o seu grande ídolo, Lulu Santos. "Trabalhar com ele é um certificado de que estou no caminho certo. Quando eu fiz a música ["também não sei de nada :D"], eu estava sentada no chão com meu namorado e queria desabafar. E aí Lulu Santos chegou e disse que tava bom! Foi uma honra", lembra a cantora.

Além desse feat., três parcerias do "Doce 22" - "CAFÉ DA MANHÃ ;P", com Ludmilla, "fugitivos :)", com Jão, e "V.I.P *-*", com 6LACK - , serão lançadas posteriormente.

"Doce 22" se inspira em vários estilos

O hype dos anos 2000 foi logo uma referência que Luísa Sonza deixou claro. Além de "Doce 22" ter, literalmente, uma música chamada "2000 s2", a estética e os nomes das faixas, com presença de emoticons, lembram a década passada. Mas essa é só uma das várias referências presentes no álbum.

"Os anos 2000 acabaram de virar vintage, por isso que tem esse movimento na cultura pop. Comigo não foi diferente. Mas as referências não são musicais, a inspiração é no visual mesmo", afirma. Luísa utilizou seu passado eclético como cantora - a jovem já cantou em casamentos, velórios, supermercados - e colocou no álbum um pouco de tudo.

"Tem funk, sertanejo, blues, música gaúcha. Nesses 10 anos cantando, eu já vi de tudo. Agora dizer da onde é cada inspiração, eu não vou saber. Vão inventar ainda outro ritmo, o ritmo Luísa Sonza", brinca a jovem, que aprendeu a cantar com Chitãozinho e Xororó e tem na lista de referências de vida Britney Spears, Pabllo Vittar e Anitta.

A faixa "2000 s2" acaba sendo uma homenagem mais específica à época que Luísa considera a melhor do pop. Além disso, a cantora também diz que a forma da letra - direta ao ponto - é algo característico da década. Sendo a última música produzida para o álbum, Sonza afirma que a faixa também é uma homenagem à Britney Spears.

"Sempre me identifiquei com Britney. O que a mídia fez com ela, tudo o que ela já passou - me inspirou muito no passado. Sua história me deu muita força para continuar. Essa é minha forma de mostrar apoio, de enaltecer a importância dela no pop mundial", diz Luísa enquanto faz carinho em sua cachorrinha, uma pinscher chamada Britney.

Sonza espera que "Doce 22" possa tocar várias pessoas

Por fim, apesar de ser um trabalho extremamente pessoal e íntimo, Luísa espera que "Doce 22" possa tocar várias pessoas. Ela diz que a música acaba sendo universal e pertence ao ouvinte depois do lançamento. Por exemplo, "INTERE$$EIRA" fala sobre um momento específico de sua vida, mas qualquer mulher pode se identificar.

"A música é sobre algo que todas as mulheres já passaram. Seja no trabalho, na vida pessoal. Dizer que a música é só minha seria egoísta. Eu estou falando de mim, sim, mas quero que vocês reflitam da maneira que fizer sentido na sua vida. É mais do que só um desabafo", afirma.

Luísa também explica a intenção por trás da faixa "MULHER DO ANO XD": "Eu não sou a mulher do ano de jeito nenhum. Eu quero mais é que cada mulher se sinta a sua própria mulher do ano. Que bosta sou eu na fila do pão? É sobre você! Sobre você ser sua pessoa", conclui a cantora.

Luísa Gerloff Sonza
Luísa Sonza pode estar com novo affair após Chico Moedas. Saiba quem é Luís Ribeirinho
Luísa Sonza fuma baseado em baile funk e vídeo viraliza na web. Veja!
Documentário Luísa Sonza: Netflix não alerta assinantes sobre suicídio, abuso de remédios e mais
Luísa Sonza fugiu para o México por causa de ameaças de morte após fim de casamento com Whindersson Nunes
ver todas as notícias de Luísa Gerloff Sonza Ver + matérias
Famosos
do momento
sobre
o mesmo tema