João Maturana Estagiário
De sangue 100% escorpiano, João é filho do divórcio de Taylor Swift e Harry Styles e se encontrou no mundo da cultura pop.
9 Fotos
Veja as fotos!
Estudar pode ser bem entediante. Nem todo mundo gosta de mergulhar nos livros e passar horas fazendo os mesmos exercícios. Isso muitas vezes pode te fazer cansar rapidamente e se sentir frustrade com os seus resultados. Nada disso significa que você não é inteligente ou capaz. Pode ser que apenas não tenha encontrado o melhor jeito de praticar os seus conhecimentos. Mas relaxa que a gente te traz 7 formas diferentes - e mais divertidas - de estudar.

O último dia do ENEM 2021 foi realizado no último domingo (28). Só que a gente sabe que, para es estudantes, a rotina de estudos dura o ano inteiro, e não só nos momentos próximos às maiores provas. Então, para manter o foco e o empenho em trabalhar duro para entender todas as matérias, uma boa solução é encontrar formas diferentes e criativas de estudar. Com certeza você vai curtir alguma desta lista!

1 - Método Robinson (EPL2R)

O Método Robinson é definido por cinco etapas. A primeira é Explorar. Com ela, você deverá mergulhar profundamente na matéria em questão, descobrindo tudo que e autore quis dizer com aquilo, por que elu produziu tal título, qual o contexto em que foi criado, e se aprofundar naquilo. Já em Perguntar, você irá reunir dúvidas e questionará tudo que puder, dialogando com o conteúdo. E claro que você deve levar essas indagações para sue professore, para sanar qualquer incerteza.

Cat Reading GIF - Cat Reading Book GIFs

Em seguida, temos Ler. Só que isso não significa correr com o conteúdo e pular para as outras etapas. Ler significa prestar atenção no texto em questão, ir fazendo anotações e ter domínio sobre aquela matéria. E os dois últimos R dizem respeito a Rememorar e Repassar. Enquanto o primeiro se relaciona com o ato de relembrar o que foi estudado, se possível fazendo resumos, o segundo consiste em ver novamente todo o material estudado, ainda comentando sobre isso com sues amigues, quando der.

2 - Técnica Pomodoro

It'S So Hard GIF - Thesimpsons Lisa Simpson GIFs

A Técnica Pomodoro ficou bem famosa nos últimos anos. Ela gira em torno de uma melhor gestão do seu tempo. Para isso, você separará 25 minutos de estudo intenso, sem perder o foco, enquanto descansa nos próximos 15. E fica assim até terminar o conteúdo planejado para aquele momento. Pode ser com outros horários da mesma forma. Esse foi só um exemplo de como o sistema tradicional funciona. Também é interessante fazer uma lista de tarefas a serem compridas nesse tempo, para se organizar melhor. Parece algo simples, mas realmente faz diferença, principalmente para aquelus estudantes que adoram procrastinar.

3 - Mapa mental

Mappe Mentali Mind Maps GIF - Mappe Mentali Mind Maps Mind Mapping GIFs

Fazer mapas mentais pode ser uma solução divertida para variar os estudos. Não precisa ser ume gênie em caligrafia ou ume artista nate. Basta fazer um design limpo, simples e direto em relação aos conteúdos a serem estudados, e colocar tudo de mais importante em uma mesma folha, fazendo links relacionando-os. Só cuidado para não perder tanto tempo se importando mais com a estética dos mapas do que com as matérias de fato.

4 - Auto-explicação

Angry Jordan GIF by Prime Video UK

Auto-explicação é bem simples. Significa você aprender a matéria e explicar para si mesme aquele conteúdo. Pode parecer não surtir tanto efeito, só que além de ser algo diferente a se fazer, ouvir-se falar sobre um assunto fará você organizar melhor suas ideias e perceber em quais momentos ainda tem dúvida. Vale a pena o teste!

5 - Estudar com es amigues

Study Group Friends GIF by Sunnyside

Esta é uma forma polêmica de estudar. Para muites, se reunir com es amigues implica, necessariamente, em só se divertir e deixar o tempo passar. Por outro lado, se você levar à sério as matérias e procurar colegas que estejam dominando tal disciplina, com certeza será ótimo conferir com elu os conteúdos. Não só você terá um apoio quando tiver dúvida, como será bem mais divertido e leve a rotina.

6 - Ouvir música

Lofi Girl Music GIF - Lofi Girl Music GIFs

Outra coisa que pode fazer tanto bem quanto mal é ouvir música enquanto estuda. Para muites estudantes, isso confunde mais do que atrapalha, mas há quem ache que isso faz o tempo passar mais rápido, e também traz uma tranquilidade maior para as atividades complicadas.

7 - Mnemônica

You Remember It All Taylor Swift GIF - You Remember It All Taylor Swift Saturday Night Live GIFs

Por fim, temos a mnemônica. Calma, não se assuste com esse nome. Acredite ou não, é provável que você já tenha estudado por meio dessa técnica em algum momento da sua vida. Ela consiste em usufruir de técnicas e associações para memorizar alguma coisa. Isso vai desde a fórmula do Sorvetão, na física, até aquelas frases montadas quando crianças para salvar na memória o nome e a ordem dos planetas do nosso sistema solar. E se essas técnicas não forem a sua praia, tente fazer associações por meio de memes, músicas ou qualquer outra coisa que você goste. É bem possível que isso facilite muito sua jornada de estudos.

sobre
o mesmo tema