João Maturana Estagiário
De sangue 100% escorpiano, João é filho do divórcio de Taylor Swift e Harry Styles e se encontrou no mundo da cultura pop.
9 Fotos
Veja as fotos!
No mundo do entretenimento, várias celebridades se destacam pelo seu grande talento para as artes, independente do seu segmento. Mas, ainda que o universo dos filmes e séries tenha grandes exemplos de artistas negres que são referência, temos uma tendência a compará-les, como se houvesse espaço apenas para ume. Isso que aconteceu com Zendaya e Keke Palmer. Por esse motivo, te explicamos o porquê de já ter passado da hora de pararmos de comparar essas mulheres negras incríveis!

Uma grande polêmica foi levantada recentemente após a atriz Keke Palmer negar comparações com Zendaya na última segunda-feira (25), levantando a questão do colorismo como um dos motores para as pessoas listarem semelhanças e diferenças entre as duas. Por meio do seu Twitter, a estrela de "Não! Não Olhe" explicou porque não merece ser reduzida à uma sombra da sua colega de profissão e deu uma aula sobre pararmos de comparar artistas negras.

Na rede social, Keke comentou sobre uma discussão levantada por uma usuária que chamou a atenção para as semelhanças e diferenças entre as carreiras de Keke Palmer e Zendaya. "Este pode ser um dos exemplos mais claros de como o colorismo funciona em Hollywood. Ambas eram estrelas infantis, mas suas popularidades no mainstream são muito diferentes", explicou.

Marie No GIF by NETFLIX

A internauta seguiu defendendo que, mesmo com a protagonista de "True Jackson" tendo trabalhado em muitas produções diferentes desde que começou como atriz, várias pessoas acreditam que o novo longa que conta com Keke no elenco, "Não! Não Olhe!", é o que a levou ao sucesso.

Keke Palmer comenta comparações com Zendaya

Irritada com os comentários, Keke decidiu se manifestar: "Um grande exemplo de colorismo é acreditar que posso ser comparada à qualquer uma. Eu sou a apresentadora de talk show mais jovem de todos os tempos. A primeira mulher negra a estrelar seu próprio programa na Nickelodeon e a mais jovem e primeira Cinderela Negra na Broadway. Eu sou um talento incomparável. Querida, isto é Keke Palmer".

What Keke Palmer GIF - What Keke Palmer Late Night With Seth Meyers GIFs

"Eu tenho sido protagonista desde que tenho onze anos de idade. Tenho mais de 100 créditos e atualmente estrelo um roteiro original que é número um nas salas de cinema, 'Não! Não Olhe!'. Tive uma carreira abençoada até aqui, não poderia pedir mais, mas Deus continua a me surpreender", finalizou.

Entenda por que não devemos comparar artistas negras

Toda essa discussão gera um importante debate sobre porque não devemos comparar artistas negras. Fato é que quando ume artista branco exerce uma profissão de excelência, elu é aclamade, referenciade e se torna ume ícone por si só, sem pertencer à sombra de alguém - principalmente se for homem, cisgênero e heterossexual.

Só que, quando alguém que faz parte de alguma minoria chega em um lugar assim, sempre é comparade com outra pessoa do mesmo grupo. E no momento que isso acontece com mulheres negras, o lugar é mais embaixo. O motivo disso é o fato de que nossa cultura é permeada por um histórico machista e racista que tenta fazer com que mulheres rivalizem entre si e com que pessoas negras tenham menos destaque possível na sociedade.

Keke Palmer GIF by BET

Então, ao comparar duas artistas talentosíssimas só pelo fato de ambas serem negras, reduzimos todas as suas jornadas e individualidades para dar a entender que só há espaço para uma delas na indústria.

Com essa realidade batendo na porta, precisamos transformar e mudar o lugar-comum. Se não, ao compararmos as duas, estamos trabalhando para que o espaço para mulheres negras seja ainda menor, quando deveríamos exaltá-las e torcer para que as estrelas deem as mãos e nos ajudem a construir um lugar em que comparações sejam desnecessárias e textos como esse nem precisem ser escritos.

Zendaya Maree Stoermer Coleman
Zendaya milionária! Atriz vai ganhar valor surpreendente por episódio em "Euphoria"
Zendaya, Jenna Ortega e mais 50 fotos dos looks das famosas no SAG Awards 2023
Gkay x Zendaya: quem vestiu melhor o vestido escultural Schiaparelli?
Zendaya retorna ao Instagram com foto inédita em set de "Duna 2". Confira!
ver todas as notícias de Zendaya Maree Stoermer Coleman Ver + matérias
sobre
o mesmo tema