Por Beatriz Vianna
Você já ouviu falar na Síndrome de Borderline?! Na última terça (15), o termo ficou entre os assuntos mais comentados do Twitter após a Raissa, participante da "Fazenda 12", apresentar uma crise diante dos votos recebidos para ir à Roça. A modelo, que possui o diagnóstico da síndrome, perdeu o controle de suas emoções e precisou ser acalmada por Jojo Todynho e outras meninas no reality. Vem entender mais sobre o assunto.

A Síndrome de Borderline não é brincadeira e, na última terça (15), o público da 12ª edição da "Fazenda" pôde ver alguns quadros característicos do transtorno através da Raissa. De acordo com a colunista Fábia Oliveira, a vice-miss Bumbum foi diagnosticada com a síndrome e recebe tratamento já há alguns anos. Após receber 8 votos para ir à Roça, Raissa teve uma crise e precisou ser acalmada por Jojo Todynho e outras participantes.

"Fazenda": Raissa tem crise após ser indicada para a Roça nesta terça (15)
"Fazenda": Raissa tem crise após ser indicada para a Roça nesta terça (15)

Mas, afinal de contas, o que é a Síndrome de Borderline?

A Síndrome de Borderline também é chamada de transtorno de personalidade limítrofe e pode ser desenvolvida ainda na infância, caso a criança tenha enfrentado emoções muito fortes como abandono, perda ou situações de abuso.

Os pacientes diagnosticados com a síndrome apresentam fortes oscilações de humor, reações descontroladas quando contrariados, instabilidade emocional, sensação constante de solidão, baixa autoestima e comportamentos impulsivos.

No programa desta terça, Raissa chegou a jogar água no Biel, chorar e gritar descontroladamente no banheiro. Segundo a assessoria de Raissa, o nível da participante é leve e a Record TV está desde o início ciente de seu diagnóstico.

As consequências

A síndrome pode levar à perda de laços familiares e de amizade, impulsos para se ferir e até mesmo tentativas de suicídio. Os primeiros sintomas podem se manifestar na adolescência e início da vida adulta.

Como é o tratamento?

Esse transtorno pode ser confundido com esquizofrenia ou outras doenças mentais, daí a importância do diagnóstico correto. De acordo com a psicóloga Claudia Faria, do site Tua Saúde, o tratamento é realizado com medicamentos indicados pelo psiquiatra, além de sessões de piscoterapia para auxiliar no controle das emoções e situações de estresse.

O episódio da Raissa na "Fazenda" gerou uma discussão importante nas redes sociais. Neste #SetembroAmarelo, mês da campanha de prevenção ao suicídio, é importante prestarmos atenção aos sinais, no que os outros têm a dizer e o que podemos fazer para ajudar quem precisa. Saúde mental não é brincadeira, muito menos entretenimento.

Empatia, empatia, como você se sentiria?" | Indiretas do Bem

A Fazenda
Quanto os peões recebem por cada atividade em "A Fazenda"? Valor vai te surpreender!
Alicia X descobre que namorado a traiu com amiga enquanto estava confinada em "A Fazenda 15"
"A Fazenda 15": briga entre Nadja e Jaque quase termina em expulsão e reality toma atitude radical
Lucas Souza desiste de "A Fazenda 15"! Ex-marido de Jojo Todynho está fora do reality da Record, diz colunista
ver todas as notícias de A Fazenda Ver + matérias
sobre
o mesmo tema